Por Nivaldo Menezes
Com essa ótica as coordenações das Engenharias e do curso de Matemática da Unit promoveram nos turnos matutino e noturno, nessa quinta-feira, 22, uma aula inaugural na qual foram abordados diversos assuntos, entre eles, o Unit Carreiras, departamento que tem realizado um intenso trabalho de sensibilização e informação para que acadêmicos possam aproveitar desde os primeiros períodos as oportunidades que o mercado oferece.
“Mesmo chegando agora é importante pensar em empregabilidade, afinal, esse é o motivo pelo qual eles estão chegando para o início dos cursos”, lembra a coordenadora do Unit Carreiras, Janaína Machado. A docente espera que todos possam aproveitar o período em que estão na academia para adquirir habilidades para que ao deixarem a instituição possam estar preparados para o mercado de trabalho.
Para o coordenador de Engenharia de Produção, professor Ricardo Oliveira, a aula inaugural representa um momento de confluência de várias atividades. “Precisamos sempre esclarecer para os alunos calouros que isso aqui é um universo muito grande e eles precisam conhecer os departamentos, as suas funcionalidades”.
“Estamos nesse primeiro encontro com todas as Engenharias e com o curso de Matemática também possibilitando a que todos estreitem suas relações e conheçam o que a universidade tem a oferecer”, explica o coordenador de Matemática, Alex.
A Mentoria é um projeto criado pela Diretoria e Graduação e desenvolvido por alunos concludentes com o objetivo de dar apoio aos alunos iniciantes. “Cada turma de 1º período tem um mentor que acompanha e orienta sobre questões que vão desde o funcionamento administrativo até mesmo ao desenvolvimento acadêmico”, acrescenta o professor Alex Melo.
“Não tivemos essa oportunidade e por isso mesmo acho interessante poder participar do acompanhamento deles passando conhecimento e experiência”, diz o veterano do 9º período de Engenharia Mecatrônica Lucas Leite Santos em relação ao projeto de Mentoria. Criado com esse objetivo, o projeto vem estreitando ligações entre a universidade e os novatos, uma vez que o mentor figura como elo de ligação entre a instituição e o aluno por meio de acompanhamento durante todo o período letivo.
A biblioteca também esteve representada durante a aula inaugural pela bibliotecária Gislene Maria da Silva Dias. Ela cita a importância de os alunos saberem que está disponibilizado um acervo gigantesco por meio de uma infinidade de serviços, seja através do acesso físico por meio de plataformas especializadas. E só de títulos apenas a Biblioteca da Farolândia dispõe de um acervo de mais de 100 mil títulos entre livros e periódicos.
Conheça um pouco mais sobre o curso de Matemática e Engenharia de Produção.