ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes da Unit realizam avaliação nutricional em paratletas

Um dia antes de começar as competições de atletismo e natação no Circuito Paralímpico Loterias Caixa, alunos de nutrição realizaram avaliação

às 22h31
Paratleta Ezequiel de Souza sendo atendido pelo aluno Bruno Figueiredo
Paratleta Ezequiel de Souza sendo atendido pelo aluno Bruno Figueiredo
Professor Marcos Vinicius com a turma de Nutrição
Compartilhe:

Por Denise Gomes

O primeiro dia de competição do Circuito Brasil Loterias Caixa 2018, etapa Norte-Nordeste, na Vila Olímpica da Unit, em Aracaju, foi de conhecimento prático para os estudantes do 5º e 7º período do curso de Nutrição. Orientados pelo professor Marcos Vinícius, eles realizaram o projeto de avaliação nutricional dos paratletas que disputam as provas de atletismo, natação e halterofilismo entre 23 e 25 de março.

De acordo com ele, poucos estudos foram realizados com essa temática no esporte paralímpico. “Nosso objetivo é avaliar a dieta, os desafios para se alimentar corretamente e o estado físico dos atletas, tendo em vista a importância desses fatores para o desempenho esportivo e a saúde de cada um. Esses dados são fundamentais por nos ajudarem a compreender as dificuldades desse público e também servirão de base para a elaboração de futuros estudos de intervenção, esses, específicos para o paradesporto”, destacou professor de Nutrição Marcos Vinícius.

Para os acadêmicos, o contato com os paratletas rendeu mais que conhecimento científico, mas uma experiência de vida, ao conhecer as histórias de superação de cada um deles. “Nossa análise da alimentação tem foco nas 24h antes da competição e no dia em que competem, buscando identificar as dificuldades, investigando sobre onde retiram informações nutricionais, se há um profissional da área de Nutrição ou mesmo um treinador que acompanha essa alimentação, e se por acaso buscam na internet. É muito interessante para nós esse evento acontecer dentro da nossa universidade, pois é uma oportunidade única, vendo de perto a história de superação de cada um deles”, contou o aluno do 5º período de Nutrição, Bruno Figueiredo Barroso.

Avaliação nutricional

Quem passou pela avaliação, aprovou a iniciativa. “Achei muito interessante o trabalho desenvolvido pelos alunos, essa forma de interagir com a gente, levantando essas informações sobre nossa rotina de alimentação antes das competições. Para todos os atletas esse é um ponto crucial da preparação e é sempre bom quando esse acompanhamento é feito por um profissional da área”, afirmou o paratleta Ezequiel de Souza, que é de Santa Catarina, e vai competir no halterofilismo.

Compartilhe: