ESTUDE NA UNIT
MENU

Combate à exploração sexual e tráfico de pessoas é tema de mesa redonda

Debate sobre combate à exploração sexual e tráfico de pessoas terá transmissão simultânea para todos os Polos EAD da Unit

às 19h04
Delegado Alessandro Vieira também será debatedor
Delegado Alessandro Vieira também será debatedor
Mesa redonda é coordenada pela professora Maria Ione Vasconcelos
Compartilhe:

Por Denise Gomes

Colocar em discussão um tema pouco abordado que até hoje é considerado por muitos uma lenda urbana. Esse é o objetivo da mesa redonda ‘Mídias e Tecnologias no Combate à Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas’, que será realizada amanhã, dia 25, durante a 12ª Semana de Extensão – Semex, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes.

Coordenada pela professora Maria Ione Vasconcelos e o delegado Alessandro Vieira, que atuarão como debatedores, a mesa redonda irá acontecer a partir das 14h, no auditório Padre Melo no bloco D. O evento será transmitido simultaneamente para os Polos de Educação à Distância da Unit.

“Estaremos debatendo e discutindo a tipificação do crime, trazendo dados, informações, estatísticas a respeito do tráfico de pessoas no Brasil e no nosso Estado. Outro ponto que iremos abordar é sobre as políticas públicas de enfrentamento ao tráfico de pessoas, o trabalho do Comitê Nacional de Enfrentamento e seu papel na sociedade, bem como os planos nacionais. Esse é um tema pouco discutido e ainda hoje é considerado uma ‘lenda urbana’ pela falta de informações, de notificação do crime, de ausência de políticas públicas, sobretudo as que estão sendo desenvolvidas no nosso estado”, destacou  a professora Maria Ione.

De acordo com o delegado Alessandro Vieira, as mídias sociais facilitam o acesso de agressores às vítimas. “O objetivo é apresentar a influência das mídias sociais na questão da violência sexual e na intolerância, pois basicamente a tecnologia e as mídias sociais facilitam o acesso dos agressores às vítimas. Por causa disso, temos uma potencialização do alcance das ações, pois existem redes de tráfico de pessoas e exploração sexual de crianças e jovens detectadas através das redes sociais”, afirmou.

Semex

De acordo com a coordenadora geral da Semex, professora Cristiane Lima, a Semana de Extensão da Unit serve para a formação do ensino e amadurecimento da comunidade acadêmica. “É a partir do tripé da formação universitária, composto pelo ensino, pesquisa e extensão, que desenvolvemos as atividades de forma atuante, que causa impacto de transformação social”, afirmou.

Inscrições

Para participar os interessados devem realizar sua inscrição por meio do Magister através do link: https://wwws.unit.br/Extensao/IndexPublic.jsp?cod_atv=4641.

Compartilhe: