ESTUDE NA UNIT
MENU

Estufa automatizada chega à escola de Aracaju

Universitários do curso de Engenharia Mecatrônica e estudantes da Rede Estadual implantam estufa automatizada em escola de Aracaju

às 22h54
Vivenciam experiências com a nova tecnologia
Vivenciam experiências com a nova tecnologia
Registro da equipe
Discutem possibilidades
Alunos participam do projeto
Compartilhe:

A Escola Estadual José de Alencar Cardoso foi escolhida por um grupo de graduandos em Engenharia Mecatrônica da Universidade Tiradentes (Unit) para participar de um projeto acadêmico de fabricação de uma estufa automatizada.

Para isso, os estudantes universitários conversaram com a direção da escola e solicitaram autorização para que, em parceria com os alunos da unidade escolar, pudessem aplicar o conhecimento adquirido na academia em favor da construção de uma estufa inteligente para horta escolar.

A Escola Estadual José de Alencar Cardoso, localizada no conjunto Bugio, na zona Oeste de Aracaju, atende a quase 400 alunos da comunidade local e adjacências em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

De acordo com a com diretora da escola, professora Laydjane de Andrade, a ideia partiu para o desenvolvimento conjunto dessa atividade partiu de um ex-aluno da casa. “Em parceria com alguns colegas da graduação universitária, o estudante José Adriano Reis, ex-aluno da escola e hoje acadêmico de Engenharia Mecatrônica, decidiu retornar à unidade escolar que, segundo afirmou, fomentou seu interesse pela ciência”, destacou a gestora escolar, ao salientar que o despertar para a ciência do jovem acadêmico se deu após a participação que ele teve em uma feira científica realizada pela escola.

Segundo explicou a professora Laydjane de Andrade, José Adriano escolheu a Escola Alencar Cardoso para replicar o projeto que desenvolveu na universidade, de fabricação de uma estufa automatizada, como forma de despertar nos alunos da instituição da rede pública o interesse pela ciência.

“Com a participação dos alunos das turmas do 9º ano, José Adriano e os acadêmicos Afonso Leite, Gladston Oliveira, Luiz Antônio e Paulo Rafael implantaram uma estufa inteligente para desenvolvimento de uma horta escolar. Antes da experiência prática de montarem a estufa, os alunos da escola receberem instruções técnicas dos estudantes universitários, em sala de aula e, em sábado letivo, todos praticaram juntos os conhecimentos teóricos que fundamental a construção da estufa inteligente”, explicou Laydjane.

Matéria reproduzida do portal da Educação.

Fotos: Divulgação/Unidade Escolar

Compartilhe: