ESTUDE NA UNIT
MENU

Aproximação internacional como modelo de desenvolvimento universitário

Em visita a universidades europeias, professor Dr. Álvaro Lima constrói e reforça pontes entre a Unit e instituições de ensino em Portugal, Espanha e França

às 10h58
As possibilidades de ampliar conhecimentos e experiências são cada vez mais um diferencial buscado por profissionais de qualquer área. Pensando nessa realidade, a Universidade Tiradentes expande fronteiras para que os acadêmicos possam sonhar não só mais alto, mas também em diferentes lugares do mundo. Diversos programas de intercâmbio e a instalação do Tiradentes Institute, localizado em Boston (EUA), são alguns desses casos.
Professor Dr. Álvaro Lima entre os docentes Ana Soto, Oscar Rodriguez e Hector Rodriguez da Universidade de Santiago de Compostela
Professor Dr. Álvaro Lima entre os docentes Ana Soto, Oscar Rodriguez e Hector Rodriguez da Universidade de Santiago de Compostela
Participação em defesa de tese na Universidade de Aveiro em Portugal
Professor Dr. Álvaro Lima e o Prof. Dr. Aminiu Mohamadiu da Universitét Reims da França
Compartilhe:

Sabendo da importância em estreitar relações com países que incentivam o desenvolvimento de pesquisas científicas, a Unit, por meio da coordenação de Relações Internacionais, da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), enviou representante a Portugal, Espanha e França. No período de 1º a 27 de julho, o professor doutor Álvaro Lima, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Unit, visitou instituições de ensino superior com o intuito de aproximar e reforçar os laços entre a Unit e as universidades.

Em seu período na Europa, o professor Álvaro Lima passou pela Universidade de Valladolid e Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha; Universidade de Aveiro, em Portugal; e pela Universidade de Reims-Champagne-Ardenne, na França.

Visita

Durante a visita foram realizadas aproximações para fomento de protocolos de convênios. O movimento entre as instituições possibilita a troca de conhecimentos científicos e, principalmente, uma quebra de fronteiras para que estudantes e docentes possam enxergar a internacionalização como algo tangível, seja na graduação ou pós-graduação. 

“Com este contato há uma grande possibilidade de formação de um convênio com a Universidade de Santiago de Compostela, tanto para mestrado como doutorado. Já na França, há uma grande conquista com o primeiro convênio que será firmado entre a Unit e uma universidade francesa. Além disso, outros êxitos com convite de participação de bancas externas em doutorado e uma visita de cortesia para estabelecimento de novos protocolos com a Universidade de Valladolid”, salienta professor Álvaro.

Os projetos são de grande importância para os acadêmicos conhecerem outras línguas, culturas e aumentar o desejo de realizar um intercâmbio.

“Nós estamos ainda no primeiro degrau. Ainda há um caminho longo na construção de um alicerce sólido. As visitas são de grande importância. As reuniões e formações de convênios são investimentos a longo prazo feitos para preparar ainda mais os alunos da Unit”, considera o docente.

 

Futuro

A iniciativa vem gerando bons resultados. No próximo dia 19, o professor e pesquisador da IES francesa Université de Reims-Champagne-Ardenne, Dr. Aminou Mohamadou, chega ao Brasil para visitar a Universidade Tiradentes e as instalações do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), localizadas no campus Farolândia da Unit.

Com a vinda do professor e pesquisador, a Unit inicia algo, até então, inédito para a instituição: a cooperação Brasil-França; assim, por intermédio do ITP, o professor Álvaro Lima desenvolverá projetos para o Capes/ CEFECUB, programa que possibilita o intercâmbio de estudantes em todas as especialidades da Engenharia. A visita também permitirá a realização de palestras para estudantes da pós-graduação em Engenharia de Processos, Biotecnologia Industrial, e Saúde e Ambiente, bem como os estudantes da graduação em Engenharias, além de um curso sobre síntese de líquidos iônicos, ambos ministrados em inglês.

Compartilhe: