ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância da pesquisa através da utilização de dados visuais

Cientista portuguesa fala sobre a valorização dos dados visuais em investigação qualitativa e diz que essa é uma nova e promissora área de conhecimento

às 18h59
Os doutores Ronaldo Linhares e Ana Isabel Rodrigues
Os doutores Ronaldo Linhares e Ana Isabel Rodrigues
Em sala de aula professores, doutorandos e mestrandos em educação
A doutora Ana Isabel fala sobre a pesquisa com a utilização de dados visuais
Compartilhe:

O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes e o Grupo de Pesquisa de Estudo, Comunicação, Educação, Sociedade-GECES, promoveram na tarde dessa quarta-feira, 29, uma palestra cujo tema evidencia novos contextos interpretativos através da análise de dados visuais.

O assunto abordado pela professora Ana Isabel Rodrigues, do Instituto Politécnica de Beja-Portugal destacou a utilização do software webQDA no apoio à pesquisa qualitativa.

“A investigação qualitativa entra numa fase importante de olhar para esses dados visuais e perceber que eles alimentam informações relevantes que podem ser extraídas através de uma análise pictórica”, explica a conferencista.

Segundo ela, vivemos numa sociedade impregnada cotidianamente por uma cultura visual, reforçada pelas tecnologias de informação. “Em consequência dessas tecnologias, hoje temos imagens para todos os lados (apesar de que alguns autores dizem que elas não estão em lado nenhum), uma vez que o esse excesso de imagens não nos permite saber o que fazer com elas”, diz a professora.

“Além de estreitar as relações internacionais especialmente com Portugal país com o qual a Unit já estabelece parceria desde 2012 a presença da doutora Ana Isabel registra um momento muito importante principalmente porque com a nossa avaliação 5 pelo CAPES, precisamos reforçar essas relações internacionais”, explica o coordenador do encontro, professor Ronaldo Nunes Linhares. O docente lembra que os objetos de pesquisa comuns aos estudiosos reforçam ainda mais a aproximação entre eles.

Compartilhe: