ESTUDE NA UNIT
MENU

Encontro de Biologia acontece entre os dias 12 e 14 de setembro na Unit

O evento é alusivo aos 25 anos do curso e debaterá o desequilíbrio da natureza no contexto da saúde pública

às 15h30
A devastação de ecossistemas, mudanças ambientais e a crescente urbanização podem contribuir com a elevação do número de doenças infecciosas no Brasil. Dengue, zika, chikungunya, febre amarela e o sarampo são alguns dos exemplos dessas patologias. Pensando em discutir o desequilíbrio da natureza no contexto da saúde pública, a Universidade Tiradentes, por meio do curso de Ciências Biológicas, realiza mais uma edição do Encontro de Biologia – Encobio.
Compartilhe:

Com o tema central “A natureza em desequilíbrio: doenças (re)emergentes”, o evento está em sua 16ª edição e será alusivo aos 25 anos de implantação do curso na instituição de ensino. O Encobio acontece no Campus Aracaju Farolândia da Unit.

“O que estamos observando hoje em dia é uma associação grande do ressurgimento de doenças e patologias que não eram conhecidas aqui no Brasil e passaram a surgir. Resolvemos trazer à tona uma temática bastante atual por ter também uma relação com os desequilíbrios da natureza”, comenta o biólogo e coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Cleodon Teodosio da Silva.

“Existe uma falta de cuidado com a natureza, de saneamento ambiental, tratamento do lixo e do esgoto, por exemplo, que acarreta em vários impactos ambientais sem saber quais serão as futuras consequências. A urbanização descontrolada invade as áreas silvestres e traz várias doenças emergentes e reemergentes”, acrescenta o docente.

Na programação, profissionais renomados da área debaterão temas como desastres socioambientais e o novo despertar da Doença de Chagas, a evolução e epidemiologia do Zika vírus, esquistossomose, dentre outros. Para encerrar o evento, no dia 14, a partir das 19 horas, o Encobio receberá o professor Kennedy Ramos, idealizador do site Bioexplica. O docente tem mais de 300 mil inscritos no canal do Youtube e soma mais de 100 mil seguidores em outras redes sociais.

 

Corredor ecológico

Dentre as atividades alusivas aos 25 anos do curso de Ciências Biológicas da Unit haverá uma ação denominada “Corredor Ecológico” entre os blocos B e C do Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes.  No espaço, por meio de projetores, acontecerá uma mostra comemorativa com imagens relacionadas aos 25 anos de fundação do curso e ecossistemas de Sergipe. A iniciativa, em parceria com o Programa Conduta Consciente, antecede o Encobio e será realizada de 11 a 14 de setembro, aberta para visitação.

“O curso de Ciências Biológicas tem uma história longa. São 25 anos de consolidação, dividido em licenciatura e bacharelado, que já formou profissionais que exercem as mais diversas e importantes funções aqui em Sergipe e no país”, finaliza Cleodon.

Saiba mais sobre o evento aqui.

Compartilhe: