ESTUDE NA UNIT
MENU

Manhã de recreação e integração na Unit 

Jogos, brincadeiras e atividades esportivas promovem integração entre jovens carentes de escola da rede estadual situada no Conjunto Augusto Franco

às 22h33
Na quadra, as atividades recreativas
Na quadra, as atividades recreativas
As professoras Lisane e Fabiana, em companhia de acadêmicos e alunos da escola visitante
Jefferson Passos e a professora Eliana
Compartilhe:

Coordenado pela professora Fabiana Medeiros, o projeto da disciplina Práticas de Educação Física Um reuniu na manhã do sábado 15, cerca de 200 jovens e adolescentes estudantes da Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, nas quadras do Complexo Desportivo da Unit para uma manhã de integração.

Na oportunidade os acadêmicos de Educação Física da IES sergipana promoveram junto aos alunos da rede pública de ensino uma manhã de intensas atividades colocando em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula.

“O objetivo do desse projeto é trazer a comunidade para a universidade e com isso mostrar para a sociedade que podemos fazer um pouco mais por essas crianças proporcionando-lhes uma manhã de lazer e recreação com atividades que resgatam brincadeiras que perderam lugar para os equipamentos eletrônicos”, justifica a professora Fabiana.

“O objetivo dessa disciplina é fazer com os alunos elaborem projetos de atendimento à comunidade”, explica a professora e coordenadora do curso, Lisane Teixeira Dantas Menezes. Satisfeita com a adesão dos acadêmicos a professora Lisane considera que a atividade mobilizou estudantes de todos os períodos de pelo fato da ação retratar o cotidiano do profissional de Educação Física.

Para o concludente do 8º período, Fernando Antônio Steinwandter Filho a ação revela a importância de trazer as crianças para dentro da universidade proporcionando-lhes uma visão do que ela é e como funciona. “A atividade é importante porque traz de volta os jogos e as brincadeiras tradicionais e mostra para os acadêmicos iniciantes a importância de vivenciar na prática os problemas e as limitações inerentes ao cotidiano da profissão”, salienta o acadêmico.

A coordenadora pedagógica da Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, professora Eliana Santos Lima salientou que a unidade de ensino estadual atende a cerca de 477 alunos nos turnos matutino e vespertino matriculados no ensino fundamental e do primeiro ao nono ano o que corresponde a uma faixa etária de seis a 16 anos.

“Participam dessas atividades cerca de 170 alunos do ensino fundamental maior que abrange alunos do 6º ao nono ano dos dois turnos”, diz a professora Eliana. A docente acredita que ações como a que foi promovida pelos acadêmicos de Educação Física contribui muito para afastar os jovens de atividades indevidas.

Jefferson dos Passos Santos, aluno do nono ano da escola e membro do Conselho Escolar da instituição de ensino é um exemplo de como a boa educação forma bem o cidadão.

“Esses são momentos únicos porque temos a chance de sair da escola para desenvolver nossas potencialidades”, opina o jovem estudante.

Compartilhe: