ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit sedia encontro regional do Foprop

Durante dois dias, o evento apresentou discussões sobre as diretrizes do sistema nacional de pós-graduação

às 14h36
Compartilhe:

Com o objetivo de discutir pautas regionais e nacionais que envolvem a pesquisa e pós-graduação, a Universidade Tiradentes recebeu intelectuais e gestores dos principais órgãos reguladores e financiadores de todo o país para o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Foprop), regional Nordeste. O encontro foi realizado nos dias 13 e 14, no Campus Aracaju Farolândia da Unit.

Durante dois dias, o evento apresentou as principais discussões sobre as diretrizes do sistema nacional de pós-graduação. Temas como as perspectivas para a pós-graduação no Nordeste, redesenho do sistema de avaliação da Capes, e regulamentação da educação a distância (EAD) na pós-graduação stricto sensu foram apresentados no Foprop/Nordeste.

“Esta é uma reunião bastante importante. Teremos um evento bastante produtivo com assuntos relevantes dentro do nosso fórum. Estamos em um momento importante para a ciência e tecnologia”, comenta o coordenador do Foprop/ Nordeste, professor doutor George Albuquerque, professor pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz.

“É um trabalho conjunto. Estamos aqui para trabalhar em busca de melhores soluções, crescimento e consolidação de nossa pós-graduação. Esta é a proposta de todos nós, que estamos no país. Existem as diferenças regionais, mas precisamos encarar e buscar soluções para mitigar essas distorções”, declara a secretária executiva do Foprop Nacional, professora doutora Maria Tereza Cartaxo. 

“Estamos felizes em receber todos vocês em nossa casa. O Foprop é uma escola e é uma grande oportunidade trazer esta discussão para a Unit. Temos trabalhado de forma consistente com a qualidade, e contribuir para o crescimento da pesquisa no país é muito importante. Temos poucos programas, mas consolidados”, enfatiza a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, professora doutora Juliana Cardoso.

O Foprop propõe um encontro regional, anualmente, em todas as regiões do país. No evento são estabelecidas diretrizes, e os resultados são encaminhados às devidas instâncias, como direcionamentos técnicos para avanços na pesquisa e na pós-graduação no país. As propostas de modificações nas políticas de pesquisa científica em vigor são amplamente debatidas no sentido sempre de aperfeiçoar o sistema de pós-graduação. 

 

Compartilhe: