ESTUDE NA UNIT
MENU

A tecnologia a favor da educação

Magister Mobile e o Google for Education são algumas ferramentas utilizadas pela Unit para manter a comunidade acadêmica sempre conectada

às 15h04
Happy man using smartphone at modern coffee shop, he chatting Online Messaging on mobile phone.
Happy man using smartphone at modern coffee shop, he chatting Online Messaging on mobile phone.
Compartilhe:

A era é a da tecnologia. Tudo que você precisa pode estar na palma da mão em apenas um “clique”. Uma tecnologia que se reinventa e que se torna cada vez mais atrativa. A área só cresce e os usuários estão sempre “on-line”.

As pesquisas apontam os brasileiros como um dos povos mais conectados em todo o mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já possui 116 milhões de usuários de internet. Os dados, divulgados no início do ano, referentes a uma amostragem realizada em 2016, mostraram um aumento de mais de 7% no total de pessoas on-line.

Ainda de acordo com IBGE, cerca de 85% dos jovens entre 18 a 24 anos de idade utilizaram a internet. Os celulares foram considerados “os queridinhos” para o acesso, citado por 94,6% dos entrevistados. O computador ficou em segundo lugar, com 63,7%, e em seguida o uso dos tablets, com 16,4%.

Com essa nova realidade e com a educação inserida neste contexto são oferecidas novas opções para integrar a comunidade acadêmica e desenvolver o aprendizado. Os celulares, que levam a qualquer lugar do mundo, e os aplicativos, que fornecem informações a cada segundo. E os livros? Eles também estão mais fáceis para serem acessados, com os chamados e-books ou com facilidades de compra pela internet. Os conteúdos também podem ser lidos pelo computador, tablet e até mesmo pelo celular.

Pensando nisso, a Universidade Tiradentes investe em tecnologia e em equipamentos para trazer o que há de mais moderno e atualizado com o intuito de contribuir na formação dos acadêmicos. “Existe uma preocupação muito grande do Departamento de Tecnologia e Informática do Grupo Tiradentes de estar ligado ao que existe de mais moderno nas ferramentas que estão disponíveis para melhor auxiliar a educação dos alunos. São formas de interação e novos ambientes de estudo”, assegura o diretor do setor, Exson Machado.

E você, quer ficar sempre conectado? Confira algumas ferramentas utilizadas na Unit para manter a conexão entre a comunidade acadêmica.

1 – Magister

O Magister, portal de serviços da Unit, já é conhecido pelos universitários. O software disponibiliza diversas funcionalidades acadêmicas e financeiras. O aluno pode realizar consultas, como notas, faltas, horários e históricos, como também interagir com os professores por meio de avisos e obtendo materiais de aula. São mais de 190 mil acessos e 5 milhões de visualizações  mensalmente somando o Magister tradicional e no Mobile.

Ampliando as ações do software, também é oferecido gratuitamente pela instituição de ensino o aplicativo Magister Mobile para celulares e tablets, que traz funções do Magister tradicional. “Esse é o maior foco de investimento hoje. Sabemos que algumas funções são bastante utilizadas no mobile, recebemos sugestões e estamos trabalhando para entregar novas funções para aumentar a interação e possibilidades para o aluno”, afirma o diretor.

2 – Wi-fi Tiradentes

Seja na sala de aula, na biblioteca, no minishopping e até no campo de futebol, em todo lugar e todos os campi você pode ter acesso ao Wi-fi Tiradentes e se conectar à internet. Por meio de um canal de comunicação, o e-mail wifi@grupotiradentes.com, você também pode sugerir melhorias ou, caso tenha alguma dificuldade de acesso, entrar em contato com o setor. Pelo Magister Mobile você pode ficar configurar o dispositivo e ficar conectado, assim que entra na Universidade Tiradentes, sem precisar inserir a senha diariamente. É só entrar no aplicativo, na barra de menu e acessar o ícone Wi-fi.

O sistema integrado do Wi-fi reúne o que existe de mais moderno de tecnologia, equipamentos e softwares, abrangendo além dos Campi, 27 polos de Educação a Distância. São mais de 17 mil usuários diariamente.

3 – Google for Education

Bastante conhecido, o Google for Education traz diversas ferramentas e disponibiliza um drive ilimitado para o armazenamento de arquivos nas nuvens, proporciona uma maior interação entre alunos e professores como o classroom e forms, e os estudantes podem realizar trabalhos de forma colaborativa com os docs e hangouts, dentre outras funcionalidades.

O aluno pode ter acesso gratuitamente e usufruir de tudo que é oferecido pelo Google for Education. A partir do Magister, o acadêmico tem acesso direto a todas essas ferramentas. Para os calouros é necessário fazer o acesso pela primeira vez e aceitar os termos de acordo.

4 – Chromebooks na biblioteca

Com a parceria do Google, vieram a inovação e a utilização do chromebook, um novo tipo de notebook, mais portátil, leve e ao alcance de todos. A Universidade Tiradentes disponibiliza, por meio de empréstimo e sem custo, chromebooks por até cinco horas para que o aluno possa levar para sala de aula e estudar dentro do ambiente institucional.  O acadêmico pode retirar o notebook na Biblioteca da mesma forma que os livros. São mais de 150 chromebooks em todos os Campi da instituição de ensino.

Compartilhe: