ESTUDE NA UNIT
MENU

Acadêmica tem experiências positivas em intercâmbio

Através de intercâmbio acadêmico, Isaura Perrucho passou um ano na Europa estudando e conhecendo novas culturas

às 18h22
Amsterdam foi um dos 14 lugares que Isaura visitou durante intercâmbio
Amsterdam foi um dos 14 lugares que Isaura visitou durante intercâmbio
Isaura: "Fiz amizades com pessoas de várias partes do mundo"
Estudante aproveitou intercâmbio para conhecer vários lugares
Estudante aproveitou o intercâmbio para conhecer vários lugares
Compartilhe:
Isaura: "Fiz amizades com pessoas  de várias partes do mundo"

Isaura: “Fiz amizades com pessoas de várias partes do mundo” (Foto: Marcelo Freitas)

O sonho de estudar em uma instituição no exterior já virou realidade para diversos acadêmicos da Universidade Tiradentes. Através do Departamento de Relações Internacionais e dos programas de mobilidade acadêmica, tanto da Unit, quanto do Governo Federal, como por exemplo Ciências sem Fronteiras, mais de 130 alunos já tiveram a oportunidade de viajar para países da América e Europa, conhecer outras culturas e estar em contato com novos idiomas. Em busca dessas experiências, a acadêmica do curso de Direito da Unit, Isaura Perrucho, não pensou duas vezes antes de aceitar o desafio. Durante os meses de janeiro e dezembro de 2013, ela morou na Europa e fez intercâmbio em duas instituições espanholas – Universidad de Valladolid e Universidad de Sevilla.

“Foi uma experiência muito engrandecedora. Fiz amizades com pessoas vindas de várias partes do mundo, tive contato com culturas diferentes”, ressalta empolgada Isaura.

A estudante conseguiu o intercâmbio através do convênio firmado entre a Unit e universidades europeias. Os primeiros meses em terras estrangeiras, Isaura confessa que foi difícil. Para ela, o fato de estar longe da família e amigos foi complicado, mas nada foi pior do que a mudança climática.

“Nos primeiros meses lidar com o clima foi muito difícil para mim. Em Aracaju é muito quente, lugar de praia e lá é totalmente diferente. Muito frio, clima seco, meu nariz sempre sangrava”, conta Isaura.

Estudante aproveitou intercâmbio para conhecer vários lugares

Marrocos foi um dos 14 lugares visitados pela estudante (Foto: Arquivo pessoal)

Mas as dificuldades não a atrapalharam por muito tempo. Logo, ela fez novas amizades, ficou envolvida em diversas atividades, tanto na universidade, quanto em ações extras curriculares. “Faço flamenco e dança do ventre desde a infância, então como ia para Espanha uni o útil ao agradável. Aproveitei o tempo livre para fazer um curso de flamenco e outro de Espanhol para aperfeiçoar o idioma, pois só sabia o básico. Durante o período em que fiquei lá, também acampei no deserto do Saara com árabes e conheci 14 países, como por exemplo, Marrocos, Alemanha, Grécia, Croácia, Itália e Inglaterra”, observa.

Outro aspecto positivo na viagem da estudante foi a possibilidade de melhorar em alguns aspectos pessoais. “Eu era muito tímida, não tinha noção do mundo. Enfrentar seus medos, correr atrás das coisas que você quer é muito legal, porque você se descobre e se torna uma pessoa mais confiante. É uma experiência maravilhosa”, confessa a acadêmica.

Agora no 7º período, a acadêmica de Direito está focada em concluir o curso, para dar seguimento a carreira acadêmica na Espanha. “Aproveitarei algumas disciplinas que cursei na Espanha para terminar meu curso e pretendo tentar um mestrado na Europa, na área de Direito Internacional”, planeja.

Amsterdam foi um dos 14 lugares que Isaura visitou durante intercâmbio

Experiência internacional também ajudou Isaura a melhorar aspectos pessoais (Foto: Arquivo Pessoal)

Compartilhe: