ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit sedia Fórum Municipal Lixo Zero

O evento fez parte das ações da Semana Lixo Zero que acontece em Aracaju até o próximo dia 28

às 14h55
Compartilhe:

Com o objetivo de mobilizar o maior número possível de organizações e conscientizar a população para práticas mais sustentáveis e o descarte correto dos resíduos sólidos que acontece, em Aracaju, a 1ª edição da Semana Lixo Zero. A iniciativa, realizada pelo coletivo Aracaju Lixo Zero, segue até o dia 28 de outubro.

“A semana é um evento colaborativo. São diversos coletivos, movimentos e grupos da cidade que estão mobilizados a desenvolver atividades que promovam a reflexão das pessoas sobre a sua relação com recursos naturais, tentando principalmente mostrá-las que existem alternativas que não seja apenas jogar fora, como por exemplo, reutilizar e reciclar, conseguindo reduzir a geração de lixo”, comenta Lázaro Sandro de Jesus, um dos fundadores do coletivo Aracaju Lixo Zero.

No último dia 19, a Universidade Tiradentes, por meio do Programa Conduta Consciente, recebeu representantes de organizações, empresas e diversos atores envolvidos em causas sustentáveis para o Fórum Municipal Lixo Zero Aracaju. O evento foi realizado no anfiteatro do Bloco F, Campus Aracaju Farolândia da Unit.

O Fórum teve como intuito enaltecer, gratificar e mostrar organizações, projetos e indivíduos que sejam exemplos ou tenham influência no meio de resíduos sólidos.  Antes da abertura oficial do evento, a professora Flávia Dantas proferiu palestra sobre o Consumo Consciente. Em seguida, foram apresentados cases de sucesso na gestão sustentável dos resíduos como o Programa Conduta Consciente da Unit, a Recyclo Consultoria Ambiental, a ação comunitária Jabotiana Viva, a Cooperativa Care, entre outros exemplos.

“O programa Conduta Consciente tem a perspectiva de estimular uma mudança de comportamento principalmente com relação aos resíduos. A nossa participação no Fórum agrega mais valor para a instituição porque se insere ainda mais em uma rede de relacionamento com segmentos que trabalham no mesmo sentido e que possam se unir cada vez mais”, declara a coordenadora do Programa, professora Luciana Rodrigues.

Por meio do Conduta Consciente, todas as unidades do Grupo Tiradentes possuem coletores de pilhas, baterias, lixo eletrônico e óleo, além de containers para coleta seletiva. Outra iniciativa que merece destaque é o Shopping Grátis da Unit que incentiva o reuso de produtos. A instituição de ensino possui parceria com cooperativas como a Care e Reviravolta para resíduo seco, EcoTI para resíduo eletrônico e Recigraxe.

Programação

A Semana Lixo Zero é uma ação mobilizadora, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil desde 2010, que traz diversas soluções para que a meta lixo zero seja alcançada. O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, além da redução do encaminhamento destes materiais para aterros sanitários e/ou incineração. Para isso, é necessário a mudança e o incentivo a práticas para os ciclos naturais sustentáveis onde todos os materiais são projetados para permitir a recuperação e uso pós-consumo.

Na programação, palestras, workshops, oficinas, rodas de conver, intervenções urbanas, feiras sustentáveis, caminhada, bicicletada ecológica, entre outras atividades.

Compartilhe: