ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisa em destaque

Durante Feira Científica, pesquisadores e instituições parceiras vinculadas à pesquisa em Sergipe apresentaram atividades e projetos desenvolvidos

às 10h44
Compartilhe:

A pesquisa ganha destaque na Universidade Tiradentes. Durante cinco dias, a Semana de Pesquisa – Sempesq – da Unit contribuiu com a divulgação científica e incentivou acadêmicos para o âmbito da ciência e tecnologia. Entre as atividades desenvolvidas, no último dia 24, a Sempesq apresentou a 7ª edição da Feira Científica.

Com o tema central “Educação, Tecnologias e Inovação para a Redução das Desigualdades”, o evento está vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em todo o país pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Durante a realização da Feira, estudantes, pesquisadores e instituições parceiras vinculadas à pesquisa em Sergipe apresentaram atividades e projetos desenvolvidos.

“A Feira Científica é um grande momento porque os laboratórios que desenvolvem pesquisa na instituição mostram o seu trabalho. Temos pesquisas na área da Saúde, das Engenharias, do Direito e este é um bom momento para que os estudantes encontrem com pesquisadores, outros alunos de Iniciação Científica e entendam como funciona este universo”, comenta a professora Luciana Holanda, docente do programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial e dos cursos de Enfermagem e Farmácia. Luciana também é pesquisadora colaboradora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP.

“O ensino vai muito além da sala de aula. Este momento em que mostramos os laboratórios fora do ITP é integrador. É o lado prático dos conceitos teóricos vistos em sala de aula”, acrescenta professora Luciana.

Laboratórios de Nanotecnologia e Nanomedicina, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Estudos Biológicos e Produtos Naturais, Biologia Tropical, entre outros estavam presentes no evento.

Labimh

Pela primeira vez com um estande na Feira Científica da Sempesq, o Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – Labimh – foi um dos mais visitados durante todo o dia. “Em nosso laboratório trabalhamos atualmente com oito projetos de pesquisa. Cada um deles está representado com os seus pesquisadores fazendo as diversas avaliações como a composição corporal, força máxima, pressão arterial, entre outras”, explica o professor doutor Estélio Dantas.

“O mercado de trabalho está cada vez mais seletivo então temos que incentivar o nosso estudante a ter esta visão de educação continuada. É muito relevante se fazer presente em eventos como este porque trabalhamos com a multidisciplinaridade e os acadêmicos precisam entender que pesquisa, mestrado e doutorado não é impossível. É a partir da graduação que ele vai se identificando com as mais diversas áreas de atuação”, enfatiza doutor Estélio.

Entre as instituições parceiras estavam a Embrapa, SergipeTec, Fapitec e a Associação Sergipana de Ciência. O evento foi realizado no minishopping do Campus Aracaju Farolândia da Unit.

Compartilhe: