ESTUDE NA UNIT
MENU

Integração cultural é foco da Semana Turca

Evento acontece na Universidade Tiradentes até próxima segunda, 26, com palestras, apresentações culturais, filmes e debates

às 17h59
Semana Turca traz música, dança e outros aspectos culturais da Turquia
Semana Turca traz música, dança e outros aspectos culturais da Turquia
Evento começa com participação de estudantes, profissionais e comunidade externa
Compartilhe:
Semana Turca traz música, dança e outros aspectos culturais da Turquia

Semana Turca traz música, dança e outros aspectos culturais do País

Para difundir a diversidade cultural e proporcionar a sociedade sergipana o contato com novas culturas, acontece até próxima segunda-feira, 26 de maio, a primeira Semana Turca. O evento, realizado no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes, em parceria com o Centro Cultural Brasil Turquia – CCBT – e o Memorial do Tribunal de Justiça de Sergipe – TJSE –, conta com palestras, apresentações culturais, filmes e debates.

O grupo Istambul fez a solenidade de abertura da Semana no Teatro Tiradentes, Campus Centro. Na oportunidade, alunos, professores e sociedade em geral prestigiaram a música e dança da Turquia. O concerto se somou a apresentação de dervishes, homens vestidos com uma espécie de saia longa, branca e um chapéu cônico que giram sobre um eixo imaginário durante minutos sem sair do lugar. O ritual é uma forma de entrar ou esperar entrar em contato com o seu Deus ou divindade.

“É extremamente significativa esta aproximação de culturas. A Turquia tem uma relação econômica, turística bastante próxima com o Brasil. Hoje, por exemplo, o País é um dos mais visitados por brasileiros. O evento envolve diversas áreas e o que nós pretendemos é dar a sociedade sergipana, a oportunidade de conhecer um pouco esta cultura tão diversa e rica. Além de palestras, também estamos com uma exposição no memorial sobre todos os aspectos da Turquia”, explica a historiadora e diretora do Memorial de Justiça de Sergipe, Josevanda Mendonça Franco.

Nesta quinta-feira, 22 de maio, a professora da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FFCLRP/USP – Dr.ª Francirosy Campos Barbosa Ferreira, direcionará o foco da discussão da Semana Turca na figura da mulher no oriente com a palestra ‘Ser turca e mulçumana – paradigmas da modernidade’.

“O que é ser mulher no Islã? Para o ocidente, essa imagem é sempre estereotipada. A imagem de que o Islã não caminha com a modernidade, de que as mulheres mulçumanas são submissas, oprimidas, que não estudam e nem tem uma profissão. Então a palestra é para desmistificar esta visão que as pessoas têm no geral”, ressalta Francirosy Campos, com 16 anos de experiência na comunidade mulçumana. Na palestra, ela também destacará as mulheres turcas, a vestimenta islâmica e elementos da religião do País.

Evento começa com participação de estudantes, profissionais e comunidade externa

Evento começa com participação de estudantes, profissionais e comunidade externa

A noite também conta com a conferência sobre ‘Turismo na Turquia’, ministrada por Yusuf Element. As palestras serão realizadas no auditório Padre Melo, Campus Farolândia.

Pela primeira vez, a Semana Turca acontece em parceria com a instituição. Para o coordenador de Extensão da Unit, Gilton Kennedy, o momento promove um intercâmbio cultural para a população sergipana. “Não poderíamos perder esta oportunidade. É um intercâmbio cultural. E a extensão universitária é a ponte entre a comunidade e a universidade, sempre fazendo este caminho, de abrir as portas as novas ideias, povos e culturas”, acredita.

Confira abaixo a programação da Semana Turca no Campus Aracaju Farolândia:

 

22 de maio (quinta-feira)

19h – Palestra ‘Ser turca e mulçumana – paradigmas da modernidade’

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Francirosy Campos Barbosa Ferreira (USP/FFCLRP)

Local: Auditório Padre Melo

 

20h30 – Palestra ‘Turismo sobre a Turquia’

Palestrantes: Yusuf Element

Local: Auditório Padre Melo

 

23 de maio (sexta-feira)

18h30 – Filme sobre a Turquia

Local: Auditório Padre Melo

 

21h – Debate sobre arquitetura turca

Palestrante: Talha

Mediadores: professores do curso de Arquitetura

 

26 de maio (segunda-feira)

19h – Palestra sobre ‘A história da Turquia e seu papel estratégico no mundo contemporâneo’

Palestrante: Historiadora Josevanda Mendonça Franco

Local: Auditório Padre Melo

 

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: