ESTUDE NA UNIT
MENU

Sempesq discute "Educação, tecnologia e inovação para redução das desigualdades"

Fóruns, seminários integrados, minicursos, feira científica e workshops fizeram parte da programação

às 11h57
Compartilhe:

Com o tema “Educação, Tecnologias e Inovação para a Redução das Desigualdades”, a Semana de Pesquisa – Sempesq – da Universidade Tiradentes completa 20 anos e está vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada em todo o país. O evento tem como objetivo contribuir com a divulgação científica das pesquisas realizadas na Universidade Tiradentes e instituições envolvidas através da apresentação dos resultados dos projetos de pesquisa de Iniciação Científica, bem como as pesquisas realizadas pelos Programas de Pós-Graduação e os cursos de graduação.

Na programação, realizada de 22 a 26 de outubro em todos os Campi da Unit, diferentes fóruns de discussões como Seminários de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Práticas Investigativas e Temas Livres. Além disso, Seminários Integrados dos Programas de Pós-Graduação da Unit, Minicursos, Feira Científica e Workshops.

“Durante a realização da Sempesq, nós procuramos realizar palestras e eventos paralelos voltados à temática central com o intuito de despertar e trazer novas perspectivas aos participantes. É um momento de pensar como cada um pode contribuir, por exemplo, na redução das desigualdades,  e ao mesmo tempo que você inova e cria uma carreira”, declara a professora Adriana Karla, coordenadora de Pesquisa da Universidade Tiradentes.

“O estudante chega à Universidade com o objetivo principal de aprender, se engaja nas questões de ensino e precisa também criar novos conhecimentos. A pesquisa fornece a base ao ensino, o que está sendo ensinado hoje foi pesquisado ontem. Neste aspecto, conhecer e propor novas estratégicas ou novos ensinos também papel da universidade. Todo esse processo, esses 20 anos, traz um aumento na produção científica dentro da universidade nas diversas áreas”, acrescenta a docente.

Entre os eventos, a 3ª edição do Workshop de Startup abordou a temática “Inovação aberta e Startups: oportunidades de negócio e transferência de tecnologia”. A iniciativa, que aconteceu no Auditório Padre Melo, Bloco D do Campus Aracaju Farolândia da Unit, contou com a participação da Dra. Gisele Ueno, diretora executiva da Hi-law Consult e  professor Dr. Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Compartilhe: