ESTUDE NA UNIT
MENU

Inglês em sala de aula

Acadêmicos podem optar entre português ou inglês para cursar disciplinas da sua grade curricular 

às 19h32
Os professores Ingrid Ganda e José Gomes
Os professores Ingrid Ganda e José Gomes
Compartilhe:

Diante da perspectiva de estreitar cada vez mais o relacionamento com instituições de ensino superior internacionais e da crescente recepção a alunos estrangeiros, a Universidade Tiradentes passou a ofertar a partir deste semestre para os alunos das graduações disciplinas em inglês.

O objetivo é estimular a prática do idioma e, dessa forma, possibilitar que os universitários da IES sergipana possam estabelecer uma convivência mais próxima com estudantes estrangeiros.  “Além disso, esse aluno vai ter um diferencial em seu currículo e no mercado de trabalho pelo fato de ter cursado uma disciplina em inglês”, aponta a gerente do Projeto Universidade Internacional, Ingrid Shueter Ganda. Ela cita que o desenvolvimento do projeto é feito pelo Setor de Relações Internacionais e que sua função está voltada para a capacitação dos professores.

José Gomes de Brito Neto é professor do curso de Direito na disciplina Tributação e Desenvolvimento Econômico. Já capacitado para ministrar suas aulas em inglês, o docente considera o Projeto de Internacionalização uma excelente oportunidade de aproximação dos alunos, sejam eles estrangeiros ou nativos. “A disciplina aplicada totalmente em inglês está imersa no currículo do aluno e, além de melhorar o seu currículo, permite o desenvolvimento da fluência na fala da língua inglesa como o conhecimento mais globalizado da disciplina escolhida dentro do curso que ele realiza”, pondera o professor.

Lucas Santos Samuel é acadêmico de Biomedicina e considera a oportunidade de entendimento do idioma inglês como algo muito importante. “Vejo que a Unit mais uma vez se lança na frente, estimulando os seus alunos ao estudo de línguas estrangeiras, algo que hoje é cada vez mais necessário e indispensável para que se estabeleça as relações internacionais”, pondera o acadêmico.

Como funciona 

As disciplinas ofertadas (em português, ou em inglês) pertencem à grade da matriz curricular do curso e do período nos quais o aluno está inscrito (há oferta também de disciplinas optativas). Basta apenas que durante o período da matrícula o interessado faça a conferência com a coordenação do seu curso das ofertas e efetue em seguida a matrícula pelo Magister.

“O aluno que vai cursar a disciplina tem de entender que ela é ofertada toda em inglês e isso inclui a avaliação, a comunicação dentro da sala de aula, os slides, etc. Ele deve possuir certa fluência para conseguir se comunicar com o professor”, explica Ingrid lembrando que o plano da disciplina ofertada é o mesmo, independentemente do idioma escolhido pelo aluno.

Novos professores estão em capacitação para que a oferta de disciplinas seja ampliada e atenda a um maior número de cursos. Em relação aos alunos, não existe nenhum critério.  As ofertas das disciplinas estão focadas nas áreas de Engenharia, Direito, Saúde e Administração.

Compartilhe: