ESTUDE NA UNIT
MENU

O mercado e o espaço ideal para ação do profissional da Medicina

O acadêmico e a realidade do mercado de trabalho servem como temas palpitantes durante discussão acadêmica

às 18h58
A apresentação desperta o interesse dos acadêmicos
A apresentação desperta o interesse dos acadêmicos
A professora Janaína fala sobre o Carreiras
Integrantes da mesa redonda
Compartilhe:

Idealizado pela coordenação do Unit Carreiras, o encontro com concludentes de Medicina realizado na noite da sexta, 9, motivou nos participantes uma discussão sobre a realidade do mercado de trabalho.

“É muito importante para que os nossos alunos obtenham informação não apenas com o conteúdo programático. Eles precisam se ambientar com tudo aquilo que direta ou indiretamente está relacionado ao exercício profissional”, salienta a coordenadora do programa, professora Janaína Machado. Ela demonstra preocupação em oferecer uma educação mais generalizada aos acadêmicos da instituição, nesse caso, aos que integram a área da Saúde.

Especializado na defesa de médicos e de pacientes que tenham, por algum motivo, tolhido o seu direito à saúde, o advogado Miguel Ângelo Barbosa de Lima apresentou para os formandos em Medicina uma visão diferente da que é apresentada em sala de aula.

“Voltada para a área jurídica, a nossa apresentação oferece aos alunos uma forma diferente de se trabalhar. Não se trata apenas da relação paciente-médico e, sim, apresenta esse paciente como um consumidor dos serviços médicos”, explica Miguel.

Morgana de Figueiredo Rodrigues cursa o 7º período de Medicina, mas já está preocupada com a forma como pode e deve conduzir a profissão. A proposta do Unit Carreiras de levantar discussões sobre temas tão pertinentes agradou em cheio a acadêmica.

“A gente não vê nada parecido na graduação. Alguns professores chegam a pontuar sobre as dificuldades enfrentadas, mas não chegam a aprofundar temas como o que temos a oportunidade de discutir aqui nesse encontro”, opina Morgana.

Por sua vez, a acadêmica Elisandra de Carvalho Nascimento considera a iniciativa como um primeiro contato do concludente de Medicina com o universo de questões que serão enfrentadas a partir do exercício da profissão. “Não é só ser médico: você tem de ser o administrador dos seus negócios, manter a sua melhor imagem, entre outros”, confessa.

A participação do Gestor de Controlador de Contabilidade da Unit, Eduardo Muller, durante o evento do Carreiras foi para falar sobre a importância de o profissional médico entender sobre a administração dos seus negócios.

“É importante que o médico sabia cuidar tanto da saúde dos seus pacientes como da saúde da sua empresa. É preciso que ele adquira informações sobre uma área que inevitavelmente terá de conhecer ”, explica o convidado, alegando que ações como a que foi promovida contribuem bastante para quem vai iniciar carreira no mercado de trabalho.

Compartilhe: