ESTUDE NA UNIT
MENU

Docentes da Unit participam de Fórum sobre energias renováveis

Os professores Renan Tavares e Odélsia Sanchez estiveram em Canindé do São Francisco e proferiram palestra sobre as potencialidades da geração de energia limpa

às 11h37
Compartilhe:

No último dia 13 de novembro, o município sergipano de Canindé do São Francisco foi palco da 2ª edição do Fórum Temático Energia Limpa. A iniciativa, realizada pelo Grupo Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional – do Sebrae, contou com a participação dos docentes da Universidade Tiradentes, professor Renan Tavares e professora Odélsia Sanchez que proferiram palestra sobre as potencialidades da geração de energia limpa.

A energia limpa foi uma das opções estratégicas para o desenvolvimento, selecionadas pelo grupo, cabendo a elaboração e realização de ações com objetivo de conscientizar e mobilizar a população na relação custo benefício para utilização da Energia Limpa, além de estudar a viabilidade de implantação de Usina Solar em consórcio com os municípios da região do Alto Sertão, entre outros.

Os pesquisadores convidados realizam estudos sobre tecnologias sociais ligadas às energias limpas. Essas tecnologias sociais podem ser facilmente transferidas para as comunidades, por serem simples e de baixo custo.  “Trabalhamos pesquisas de energia termo solar para cocção de alimentos, aquecimento de água, purificação, casas de farinha solar, padarias,etc e também com o tema da  biomassa, com biodigestores para produção de biogás e biofertilizantes”, explica professor Renan Tavares.

Já a professora Odelsia de Alcina mostrou soluções para o uso de energia solar térmica nos processos produtivos ligados à fruticultura. “Pode-se usar fogão solar para a produção de compotas e doces, utilizar secadores solares para produzir frutas desidratadas – e assim reduzir as perdas de frutas pós-colheita, que hoje chegam a 50%. Além disso, trabalhando-se dentro dessa cadeia a obtenção de produtos com valor agregado, aumenta-se a rentabilidade do produtor”, diz ela.

 

Sobre o fórum

O Fórum faz parte da agenda do Plano de Ações para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão Sergipano, construído por cerca de 50 lideranças de nove municípios da região.

Segundo Pedro Fiscina, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/SE, a metodologia do Programa LIDER, depois da formação das lideranças e da criação da agenda de desenvolvimento para uma região,  prevê exatamente o aprofundamento  de informações sobre as opções estratégicas escolhidas. “Essa é a fase de explorar a visão e o conhecimento técnico de especialistas em cada área – fazer o link da Academia com o setor produtivo”, diz ele.

Participaram do Fórum, representantes de empresas especializadas em implantação de unidades de geração de energias alternativas e também  instituições financeiras como o Banco do Nordeste, que tem linha de crédito para financiar esses projetos. Outro convidado, o gestor de energia e meio ambiente do SergipeTec-Sergipe Parque Tecnológico, Francisco Pedro.

De acordo com Carlos Alberto, um dos coordenadores do evento, o Grupo LIDER tem esperança que a vertente da energia limpa ganhe corpo na região. “Estamos vivendo a maior crise hídrica do país, com consequente dificuldade na geração de energia elétrica e o aumento constante do preço da tarifa para o consumidor final. Estamos aprendendo aqui e pretendemos disseminar, que as energias renováveis são a aposta do futuro – e que podem ser usadas nas casas, em indústrias e fazendas, em lojas, em repartições públicas, ruas e praças – em tudo!”, ressaltou ele.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sebrae

Compartilhe: