ESTUDE NA UNIT
MENU

Mostra de Práticas e Exponegócios apresentam trabalhos inovadores

De 20 a 23, acadêmicos dos cursos de graduação da Unit vivenciaram a pesquisa e extensão por meio de projetos desenvolvidos ao longo do semestre

às 12h14
Compartilhe:

Com o objetivo de estimular e inserir os acadêmicos em temáticas de vivência na pesquisa e na extensão, a Universidade Tiradentes realizou mais uma edição da Mostra de Práticas Integradoras. De 20 a 23 de novembro, os cursos de graduação da Unit apresentaram os resultados das pesquisas e projetos desenvolvidos ao longo do semestre nas disciplinas de Empreendedorismo, Práticas de Pesquisa, Extensão e as Práticas Profissionais.

“A Unit acredita muito na importância do desenvolvimento do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Com isso, os estudantes passam a conhecer as realidades de mercado e buscam uma abrangência muito maior daquilo proposto pela profissão”, declara a organizadora da Mostra, a pedagoga Nailcia Marthie.

“Muitos dos acadêmicos acabam dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos em outro semestre e já trazem resultados fantásticos. As disciplinas envolvidas trazem um ganho significativo, independente do período que o aluno esteja. Eles acabam sendo estimulados e trazem trabalhos voltados ao benefício da comunidade indo além do que foi proposto em sala de aula, isso é muito relevante”, acrescenta a organizadora.

Nos campi da Unit, os trabalhos foram expostos em forma de banner, maquetes e apresentações orais e avaliados por uma equipe de professores convidados que observaram a relevância da temática, a metodologia utilizada pelos alunos e resultados da pesquisa.

“Acredito que é muito relevante participar de eventos como este porque como diz o próprio conceito de extensão universitária, aproxima o universitário à comunidade e nos traz um novo olhar. Além da exposição, nós vivenciamos outros ambientes, realidades diferentes e nos mostra um fator bastante importante para a nossa profissão que é a humanização”, comenta a acadêmica Lhais Barbosa do curso de Odontologia da Unit.

Na 9ª edição da Mostra de Práticas Integradoras foram apresentados mais de 240 trabalhos entre os campi Itabaiana, Estância, Centro e Farolândia da Unit.

 

Exponegócios

Além da Mostra de Práticas, o minishopping do Campus Aracaju Farolândia se transformou em uma verdadeira exposição de negócios criativos e inovadores. A 16ª edição da Exponegócios contou com a participação de estudantes de diversos cursos da disciplina de Empreendendorismo. O evento, que conta com o apoio do Sebrae, tem como objetivo desenvolver o espírito empreendedor dos universitários.

Na disciplina de empreendedorismo, os alunos mostram as potencialidades e executam projetos que podem se tornar negócios de sucesso. Através do Seminário de Educação Empreendedora, os acadêmicos aprendem metodologias e a execução de um plano de negócio para o produto ou serviço desejado.

Um dos projetos desenvolvidos para esta edição foi a “Cafeteria Raiz” dos estudantes do curso de Gastronomia. O projeto envolve a paixão pelo café e as raízes históricas.

“Foi uma experiência muito bacana porque desenvolvemos um trabalho e aprendemos muitas coisas ligadas à nossa área como a montagem de empresa, trabalhar custos e pesquisas de mercado que só agregam ao negócio”, afirma a acadêmica Claudiana Vieira.

“Não adianta apenas saber fazer a comida, a gente precisa também aprender a parte de gestão e isso foi muito importante e ampliou a nossa visão”, ressalta a estudante Siuná Batinga.

Compartilhe: