ESTUDE NA UNIT
MENU

Aracaju receberá membros do MIT para oficina e palestra

Direto de Boston/EUA, alunos de uma das melhores universidades do mundo, o MIT, farão Teaching Lab e diretora do programa MIT Brasil ministrará palestra gratuita, aberta ao público

às 21h04
Serão duas tardes intensas de atividades para alunos das Engenharias
Serão duas tardes intensas de atividades para alunos das Engenharias
Diretora executiva do Programa MISTI MIT Brasil, Rosabelli Coelho-Keyssar
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês: Massachusetts Institute of Technology – MIT), de Boston, Estados Unidos, estarão em Aracaju (SE) nos próximos dias 28 e 29 para umaoficina prática com foco em resolução de desafios tecnológicos e/ou científicos, o chamado Teaching Lab. A imersão nessa experiência internacional, que envolverá alunos do 1º e 2º períodos das Engenharias da Universidade Tiradentes (Unit), acontecerá das 14h às 18h, no Campus Unit Farolândia, no bloco G, sala 60.

No escopo da oficina, constam temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para engajar os alunos da Unit na construção de uma base educacional sólida para sua vida profissional, tanto para os sergipanos quanto para os estrangeiros. “Fico muito feliz em saber que os nossos alunos poderão contribuir com respeito e conhecimento nesta oficina, que além de promover a ciência estará colaborando para troca de experiência entre estudantes de diferentes culturas e nacionalidades. É tempo de unir povos para gerar conhecimento e transformar os cenários sociais”, avalia o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa.

Durante as duas tardes intensas de atividades um desafio será proposto, e a ideia é que, com a junção dos conhecimentos das quatro áreas, seja possível construir soluções para o projeto apresentado.

“Os nossos alunos de Engenharia terão a oportunidade de vivenciar uma experiência global prática em sala de aula, de conhecer novas formas de abordar temas cotidianos e de reforçar os conhecimentos práticos do STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics). Familiarizar-se com a metodologia experiencial da prática de ensino do MIT, através da oficina ministrada pelos alunos desta que é tida como a melhor universidade do mundo, sem dúvida, provocará em nossos alunos o desejo de aprender mais e de, mediante seu desempenho acadêmico, aproveitar outras tantas oportunidades que dispomos por meio do Instituto Tiradentes, em Boston”, explica o diretor de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, professor Otavio Correia.

O Teaching Lab at Unit 2019 é a primeira atividade local de troca de conhecimento entre alunos da Unit e estudantes estrangeiros do ano e é fruto do convênio firmado entre a instituição de ensino superior sergipana com o programa MIT Brasil, em 2018.

Palestra gratuita

Ao final da programação do Teaching Lab será realizada uma palestra da diretora executiva do Programa MISTI MIT Brasil, Rosabelli Coelho-Keyssar, com o tema “MIT e Brasil: uma parceria para o desenvolvimento científico”. Será aberta ao público e gratuita, no dia 29, às 19h, no Campus Unit Farolândia, bloco G, no auditório A.

Como educadora internacional, Rosabelli Coelho-Keyssar tem por missão unir o MIT e o Brasil por meio de pesquisa, ensino, inovação e empreendedorismo. Ela conecta, a partir dos programas que desenvolve, alunos e professores do MIT com parceiros corporativos, instituições acadêmicas, fundações, governo e organizações sem fins lucrativos no Brasil.

Seus caminhos acadêmicos e profissionais demonstram um compromisso com a melhoria das cidades, com desenvolvimento comunitário e com desenvolvimento de habilidades de comunicação intercultural.

Antes de se mudar para os EUA, ganhou experiência prática em várias funções no planejamento e desenvolvimento da comunidade (como arquiteta e como Secretária de Habitação de sua cidade-natal, Petrolina), além de ter sido gestora no ensino superior. Em Boston, antes de ingressar no MIT, trabalhou em uma non-profit de financiamento habitacional e melhoria de cidades em países em desenvolvimento. Rosabelli possui Mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School, na qual foi bolsista da Harvard Lemann Fellowship. É mestre em Urbanismo pela PUC-Campinas e bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE.

Compartilhe: