ESTUDE NA UNIT
MENU

Acadêmicos expõem centenas de trabalhos na Unit

Atividade integra disciplina de Práticas Investigativas e Extensionistas e coloca o aluno em contato com a comunidade

às 23h01
Exposição atrai dezenas de alunos
Compartilhe:
Exposição atrai dezenas de alunos

Exposição atrai comunidade acadêmica

Centenas de trabalhos estão sendo expostos nesta sexta-feira, 30 de maio, no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes. A atividade realizada por estudantes da graduação das áreas da Saúde, Humanas, Exatas e Tecnológicas, se refere as disciplinas de Práticas Investigativas e Extensionistas. Através de banners, os alunos mostram o desenvolvimento de pesquisas e aplicações das práticas produzidas durante o semestre.

Larissa Rayanne Santos Viana, Iza Kauanne Araújo Silva e Ana Luiza Souza Sales da Paixão são acadêmicas do 2º período de Enfermagem e levaram o projeto para ser desenvolvido no mercado Municipal Albano Franco. Lá, elas coletaram diversas informações e orientaram mães sobre os cuidados com os recém-nascidos.

“Escolhemos o mercado pelo grande número de frequentadores do local. Nosso público foram as mães, principalmente, aquelas de primeira viagem. Orientamos sobre quais são os procedimentos necessários que se deve ter com os bebês, como por exemplo, o cuidado com a limpeza do coto umbilical, o primeiro banho, o que fazer com o engasgo do bebê, a posição correta na hora da amamentação e a importância das vacinas”, salienta Larissa. Para elas a prática foi satisfatória, não apenas pela pesquisa, mas pela oportunidade de estar em contato com a comunidade ainda nos primeiros períodos do curso. “Foi muito boa essa experiência. Achamos muito interessante, porque nos sentimos úteis pelo fato de orientar essas mães e pela atenção que elas tiveram com nosso grupo”, observa.

Os alunos foram avaliados por uma equipe de professores que observou, entre outras questões, a temática, a metodologia utilizada pelos alunos e resultados da pesquisa. “As disciplinas de investigação e extensão trazem um ganho muito significativo, independente do período que o aluno esteja, porque leva este acadêmico além dos muros da instituição. Na investigação, especificamente, é uma oportunidade dele ter contato com o conteúdo ou com uma área de conhecimento específico que provavelmente este estudante só teria contato de forma mais profunda em um período mais avançado. É o início do aluno no mundo da pesquisa”, salienta a pedagoga da Diretoria de Graduação, Michelline Simões.

A exposição acontecerá no minishopping do Campus Aracaju Farolândia até o final desta sexta-feira, 30 de maio.

Foto: Marcelo Freitas

Compartilhe: