ESTUDE NA UNIT
MENU

Acadêmicos de Direito participam de 'TCE Cidadão'

Cerca de 70 estudantes do curso conheceram na prática trabalho do Tribunal de Contas do Estado

às 19h55
Compartilhe:
Estudantes de Direit da Unit conhecem na prática trabalho do Tribunal de Contas do Estado – TCE/SE

Estudantes de Direito da Unit conhecem na prática trabalho do Tribunal de Contas do Estado – TCE/SE

Fonte: Asscom/TCE-SE

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade Tiradentes conheceram na prática o trabalho do Tribunal de Contas do Estado – TCE/SE – na manhã desta quinta-feira, 09 de maio. Em mais uma edição do projeto ‘TCE Cidadão’, desenvolvido pela Escola de Contas – Ecojan –, estudantes de três turmas, sendo uma do Campus de Propriá, assistiram a sessão plenária e acompanharam palestras sobre temas inerentes à Corte de Contas.

Acompanhados pelo professor Luiz Carlos de Oliveira, os alunos observaram a atuação dos conselheiros no julgamento dos processos. Na oportunidade, os membros do colegiado, além do procurador-geral do Ministério Público de Contas, José Sérgio Monte Alegre, fizeram questão de cumprimentá-los. “É fundamental que vocês vejam como funciona esta Casa, favorecendo um entrelaçamento maior entre nós e a sociedade”, observou o conselheiro-presidente Carlos Alberto Sobral.

Para o professor responsável, a oportunidade de visitar o TCE foi de grande valia já que os alunos fazem parte da disciplina Direito Financeiro. “Nessa disciplina estudamos fiscalização e controle da execução orçamentária, que inclui o estudo da composição, competência e atribuições do Tribunal de Contas, e nada mais apropriado do que trazê-los para assistir a uma sessão do Pleno”, destacou Luiz Carlos.

A opinião foi compartilhada pela coordenadora pedagógica da Escola de Contas – Ecojan – e idealizadora da ação, professora Patrícia Verônica. “A disciplina Direito Financeiro tem tudo a ver com o papel do TCE já que eles estudam orçamento, receitas e despesas. O Tribunal de Contas quer sempre manter esse contato com a sociedade, com a comunidade acadêmica, no sentido de esclarecer não só as atividades feitas pelo Tribunal, como também alguns aspectos importantes para a vida acadêmica”, ressaltou.

Do Pleno os estudantes seguiram para o Auditório Conselheiro Manoel Cabral Machado, onde assistiram a palestras sobre o papel do TCE ministradas pelo procurador do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Melo, e pelo coordenador de Controle Interno, Eleonaldo Soares.

Para o estudante Elson Soares no 9º período de Direito do Campus Propriá é uma experiência diferenciada. “Isso é muito bom para nós como estudantes de Direito porque a gente conhece a prática conciliando com a teoria. É muito importante na nossa vida acadêmica participarmos de uma atividade como esta, vivenciando a votação dos processos no TCE”, elogiou o estudante.

Compartilhe: