ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes da pós em Engenharia de Segurança do Trabalho visitam Termoelétrica

A atividade foi realizada no último sábado, 16, no município de Barra dos Coqueiros

às 12h34
Compartilhe:

No último sábado, 16, estudantes do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Tiradentes realizaram uma visita técnica às instalações da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, localizada no município de Barra dos Coqueiros. O complexo será responsável por converter gás natural liquefeito em energia elétrica.

A atividade foi iniciada no escritório em Aracaju com palestra proferida pelo presidente da Celse – Centrais Elétricas de Sergipe –, Dr. Pedro Litsek. O gestor fez uma apresentação sobre todo o empreendimento, considerado a maior e mais eficiente termoelétrica a gás natural da América Latina.

“Procuro em todas as turmas levar os alunos em obras e/ou em empreendimentos já em produção. A obra da Termoelétrica é muito rica em exemplos de onde os riscos podem ser observados. A visualização na prática real é que completa o aprendizado”, afirma Romeu Santos, professor da disciplina “Prevenção e Controle de Riscos”.  

Após o encontro, os alunos foram conduzidos ao canteiro de obras para conhecer de perto o andamento das instalações e as etapas do projeto. Com utilização de tecnologia de ponta, a construção da usina é conduzida pela General Electric (GE) e contempla três turbinas a gás 7HA.02 e uma turbina a vapor em ciclo combinado, ou seja, aproveita os gases de exaustão das turbinas a gás na geração de vapor em caldeiras de recuperação e posterior uso na turbina a vapor, além de gerar recuperação de calor.

“Esse tipo de atividade é muito importante, porque os alunos aliam a teoria exposta em sala de aula com a prática.  As intervenções externas acabam levando bastante experiência e conhecimento aos estudantes”, comenta o coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho, professor Arionaldo Menezes.

O Complexo é o maior investimento privado já realizado em Sergipe, mais de R$ 6 bilhões. A unidade terá a capacidade de gerar 1,5 mil megawatts de energia elétrica. Para dimensionar o empreendimento, deve-se assinalar que a Porto de Sergipe poderá, sozinha, atender a 15% da demanda de toda a Região Nordeste. O empreendimento inclui, além da usina termoelétrica, uma Linha de Transmissão e Instalações Offshore, que contempla uma unidade de armazenamento e regaseificação GNL e gasoduto.

A visita foi conduzida pelo professor Romeu Santos e pelo coordenador do curso, professor Arionaldo Menezes. Na ocasião, os estudantes da disciplina Práticas de Extensão na Engenharia também participaram da visita. 

Com informações da Celse

Compartilhe: