ESTUDE NA UNIT
MENU

Maratona Universitária de Empreendedorismo e Inovação acontece hoje, 20

O campus Farolândia da Unit receberá a iniciativa como parte da programação da Semana de Extensão – Semex

às 15h50
Compartilhe:

A quadra de esportes da Universidade Tiradentes será cenário para a realização de mais uma edição da Maratona Universitária de Empreendedorismo e Inovação do Sebrae em parceria com a Unit. O evento inicia hoje, 20, das 18h às 22h, e vai até a próxima sexta-feira, 22, reunindo mais de 250 acadêmicos.

A Maratona Universitária é considerada a maior competição de empreendedorismo universitário do país e tem a proposta de promover a imersão empresarial dos estudantes em problemáticas e, a partir disso, a elaboração de startups (modelo de negócios).

“Os alunos serão separados em grupos e desafiados a identificar e solucionar alguns problemas de Sergipe a partir de temáticas aleatórias com grande relevância e impacto social, como por exemplo, a mobilidade urbana, segurança, saúde, educação, agronegócio, turismo e meio-ambiente”, comenta o coordenador do curso de Administração da Unit, José Walter Santos.

De acordo com Rafael Demétrio, consultor do Sebrae, o aluno irá apresentar a ideia para uma banca de investidores ao final da maratona, que avaliará o modelo mais inovador e viável. “Eles deverão construir mapa-mentais com todos os problemas encontrados e interpreta o que determinado cliente vivencia. Após a identificação e pesquisa de mercado, o estudante deverá propor soluções para aquele problema e criar um protótipo que será validado no mercado em tempo real”, explica.

Através da dinâmica, o participante poderá desenvolver atividades práticas que despertam e estimulam a criatividade. “Essa experiência proporciona ao aluno tudo aquilo que ele solicita em sala de aula. Eles querem ferramenta, prática, atividades que envolvam criatividade e inovação e um local para colocar a mão na massa a partir do aprendizado adquirido ao longo da formação”, complementa.

Premiações

A maratona, que acontece em todo o estado, ofertará premiações para a liga de campeões e vice-campeões. Os universitários ainda participam de uma seletiva que reunirá todas as equipes vencedoras para uma nova disputa.

Para o 1° lugar, a Unit ofertará um voucher de um ano de curso de inglês no Unit Idiomas e, o 2° e3°, um voucher de seis meses. Além disso, o Sebrae selecionará as melhores empresas desenvolvidas na maratona para um catálogo de ideias mais inovadoras de Sergipe.

Inscrições

O evento é aberto para participantes de todos os cursos. Para participar, é necessário realizar a inscrição na 13ª Semana de Extensão – Semex da Universidade Tiradentes pelo Magister e adicionar o minicurso da Maratona Universitária de Empreendedorismo e Inovação.

Compartilhe: