ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Computação e Jogos Digitais participam de aula inaugural

É durante a aula inaugural que a comunidade acadêmica começa a experimentar a prática e a conhecer o que a profissão escolhida pode oferecer de conhecimentos

às 22h36
O professor Virgílio Antônio abre solenemente a aula inaugural
O professor Virgílio Antônio abre solenemente a aula inaugural
Na linha de frente, professores e convidados
Wellington Lopes, executivo da empresa Red Hat
Compartilhe:

A aula inaugural dos cursos de Computação e Jogos Digitais da Unit reuniu professores, calouros, veteranos e convidados na noite da segunda-feira, 18, num dos auditórios do bloco G, no Campus Farolândia. Entre os convidados, as presenças de executivos das empresas Red Hat e Avonale.

Decano da instituição nos cursos de Computação, o professor Virgílio Antônio do Nascimento Cardoso de Faro protagonizou a aula inaugural, reconhecendo o momento como sendo de extrema importância por possibilitar a apresentação dos investimentos que a IES sergipana vem fazendo em prol de toda a comunidade acadêmica, especialmente quando o assunto é investimento tecnológico. O docente cita como referência a inauguração prevista para o mês de junho próximo do Innovation Center.

“Trata-se de um empreendimento de extrema relevância para educação não apenas do estado, bem como em toda a região”, salienta o professor Virgílio, que aproveitou a ocasião para abordar também sobre os novos currículos dos cursos de Computação e Informática, adequados às tendências de mercado. Por fim, o professor destacou em sua fala de abertura da programação as parcerias estabelecidas pela Unit. “Elas representam um grande diferencial oferecido aos alunos, pois os mesmos têm acesso ao mercado de trabalho antes de concluírem os seus cursos”, diz o professor Virgílio se referindo a importantes estágios. Ele cita como exemplo o de digitalização da Hemeroteca do Estado de Sergipe, que vai assegurar em pouco tempo a preservação da história sergipana por meio da preservação das suas memórias.

O diretor operacional da empresa Avonale, Marcel Menezes de Oliveira, destacou o tema “Recursos Humanos” quando tratou de currículo e mercado de trabalho. “Abordamos nossas experiências ao longo dos 14 anos em que investimos em tecnologia no estado de Sergipe e também a dificuldade que temos para contratar profissionais”, salienta o conferencista, convicto de que é a partir da política de investimentos mantida por uma instituição de ensino como a Unit, bem como o comportamento dos seus alunos, que se torna possível alterar os resultados e obter avanços a partir de estudos voltados para a tecnologia.

“O curso de Computação não só atualizou a matriz curricular, como também o modelo pedagógico para ficar cada vez mais próximo das novas tecnologias que estão sendo utilizadas nas empresas”, lembra o Diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, professor Domingos Sávio de Alcântara Machado. Ele destaca o interesse demonstrado por várias empresas de tecnologia em procurar a Unit para ofertar parcerias que possibilitem aos alunos da instituição construir um currículo técnico e profissional que os capacite para o mercado de trabalho.

Wellington Lopes, um dos executivos da empresa Red Hat, trouxe para a academia uma análise sobre a filosofia Open Source (código aberto). Trata-se de um modelo de desenvolvimento criado em 1998 que promove o licenciamento livre para o design ou esquematização de um produto e a redistribuição universal desses, com a possibilidade de livre consulta, examinação ou modificação do produto, sem a necessidade de pagar uma licença comercial, promovendo um modelo colaborativo de produção intelectual.

“Tento mostrar para esses alunos como é que eles podem desenvolver a carreira desde os primeiros dias de universidade. Pontuo quais as comunidades que eles podem participar e como é que a filosofia Open Source pode apoiá-los em todo o desenvolvimento de inovação dentro da própria universidade”, conclui o palestrante Wellington.

Compartilhe: