ESTUDE NA UNIT
MENU

Jogos Escolares reúnem cerca de quatro mil pessoas

Representantes políticos, atletas, professores, alunos e familiares participaram da abertura do evento realizada pela primeira vez na Unit

às 16h47
Compartilhe:
Unit sedia 11º Jogos Escolares TV Sergipe

Unit sedia 11º Jogos Escolares TV Sergipe 2013

Em clima de olimpíadas! Assim foi a abertura da décima primeira edição dos Jogos Escolares TV Sergipe 2013 realizada no último sábado, dia 11 de maio, na Vila Olímpica do Campus Aracaju Farolândia, na Universidade Tiradentes. A festa reuniu milhares de pessoas entre autoridades políticas, representantes da sociedade sergipana, atletas, docentes, alunos e familiares que acompanharam uma extensa programação com grupos de danças de diversas escolas, desfiles e apresentações das Forças Armadas do Estado.

Este ano, cerca de 200 instituições educacionais e sete mil alunos participam da competição – que segue até o dia 31 de maio – em dezessete modalidades. Na Unit, o complexo esportivo ficou reservado para a natação, polo aquático, atletismo e alguns jogos de quadras.

Reitor da Unit Jouberto Uchôa e empresário Albano Franco acreditam que evento fomenta esporte no Estado

Reitor da Unit Jouberto Uchôa e empresário Albano Franco acreditam que evento fomenta esporte no Estado

Segundo o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, esta iniciativa contribui para o compromisso com a juventude sergipana. “Demos as mãos a TV Sergipe porque é uma iniciativa que ajudará a juventude a entender o civismo e o compromisso com o esporte”, destaca o reitor.

Dentre as autoridades que prestigiaram o evento, o empresário Albano Franco considerou importante a participação da Unit para fomentação do esporte no Estado. “É importante ressaltar o apoio da Unit, fundamental para este sucesso. Isto que chamamos de parceria em favor do desenvolvimento do Estado de Sergipe na área do esporte e da juventude”, acredita Albano Franco.

FORÇAS ARMADAS

Exército, Marinha e Aeronáutica desfilam em abertura de evento

Exército, Marinha e Aeronáutica desfilam durante abertura dos Jogos

Pela primeira vez, os Jogos Escolares, cujo tema desta edição é ‘Pátria Amada Brasil’, contou com a apresentação do Exército, Marinha e Aeronáutica do País. Além de demonstrações com equipamentos de combates durante o desfile, um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo – GTA– da Polícia Militar simulou uma operação no campo de futebol da Unit, onde alguns policiais fizeram descida de rapel.

Para o subtenente da Polícia Militar, Gedeon José dos Santos, a participação no evento representa a interação dos órgãos de segurança com a sociedade. “Esta integração é muito boa, incentiva o jovem à prática do esporte, na parte educativa e a fazê-lo viver em sociedade”, observa. Durante a abertura, também houve apresentação da banda da Polícia Militar com cerca de 30 homens no efetivo.

ATLETAS

João Victor Nielsen aguarda ansioso os primeiros jogos da competição

João Victor Nielsen aguarda ansioso para as primeiras competições

A atmosfera animada do evento também contribuiu para a expectativa das primeiras disputas entre os atletas. O estreante João Victor Nielsen mal pode esperar as competições no Futsal Masculino Sub 17. “Espero fazer um bom campeonato e conquistar este título. Queremos nos classificar para os Jogos da Primavera, ir para a seletiva em Brasília e tentar ir para o mundial na Itália”, planeja o estudante do Colégio Graccho. Já a pequena Juliane Silva, do Colégio Pio Décimo, compete no Caratê há alguns anos e espera usar da experiência que possui para se destacar nos campeonatos. “Já participei de outras edições dos Jogos. Apesar de nervosa, estou ansiosa e espero garantir medalhas”, salienta.

Se de um lado os jovens torcem para conquistar medalhas, do outro estão familiares e amigos na torcida pelo bom desempenho desses atletas. Este é o exemplo dos pais de Luana Gabriele Silva, Vagner Oliveira e Nereida Silva. Há vários anos, eles acompanham a aluna do Colégio Purificação na Natação. “Faço questão de prestigia-la nos eventos esportivos, porque o apoio dos pais transmite segurança”, afirma Nereide Silva. Quem também apoia o filho no esporte é Carlos Anibal, pai do aluno do Arquidiocesano Carlos Gabriel. Ele sempre o acompanha nas competições de Natação. “Você ver seu filho se esforçando e se socializando através do esporte é muito bom. Eu fico muito satisfeito”, confessa.

NOVIDADES

Nereida Silva faz questão de acompanhar a filha Luana nos eventos esportivos

Nereida Silva faz questão de acompanhar a filha Luana nos eventos esportivos

Há cerca de três anos, o esporte é uma das quatro bandeiras defendidas pela Universidade Tiradentes. A parceria para a realização dos Jogos Escolares na Unit é uma de suas diversas contribuições para o fomento da prática esportiva em Sergipe. Segundo o diretor de Marketing da Unit, Marcus Aquenaton, a ideia é incentivar cada vez mais este segmento no Estado.

“A Universidade Tiradentes tem uma preocupação muito grande entre a união da educação e esporte. O esporte contribui com a formação do cidadão. A nossa ideia é incentivar desde cedo os jovens a iniciarem uma prática esportiva pensando em qualidade de vida, socialização, respeito, trabalho em equipe e trazer isso também para a vida universitária. Nos próximos anos, a ideia da Unit é investir cada vez mais no esporte, uma bandeira que ela já carrega”, completa Aquenaton.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: