Em clima de olimpíadas! Assim foi a abertura da décima primeira edição dos Jogos Escolares TV Sergipe 2013 realizada no último sábado, dia 11 de maio, na Vila Olímpica do Campus Aracaju Farolândia, na Universidade Tiradentes. A festa reuniu milhares de pessoas entre autoridades políticas, representantes da sociedade sergipana, atletas, docentes, alunos e familiares que acompanharam uma extensa programação com grupos de danças de diversas escolas, desfiles e apresentações das Forças Armadas do Estado.
Este ano, cerca de 200 instituições educacionais e sete mil alunos participam da competição – que segue até o dia 31 de maio – em dezessete modalidades. Na Unit, o complexo esportivo ficou reservado para a natação, polo aquático, atletismo e alguns jogos de quadras.
Segundo o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, esta iniciativa contribui para o compromisso com a juventude sergipana. “Demos as mãos a TV Sergipe porque é uma iniciativa que ajudará a juventude a entender o civismo e o compromisso com o esporte”, destaca o reitor.
Dentre as autoridades que prestigiaram o evento, o empresário Albano Franco considerou importante a participação da Unit para fomentação do esporte no Estado. “É importante ressaltar o apoio da Unit, fundamental para este sucesso. Isto que chamamos de parceria em favor do desenvolvimento do Estado de Sergipe na área do esporte e da juventude”, acredita Albano Franco.
FORÇAS ARMADAS
Pela primeira vez, os Jogos Escolares, cujo tema desta edição é ‘Pátria Amada Brasil’, contou com a apresentação do Exército, Marinha e Aeronáutica do País. Além de demonstrações com equipamentos de combates durante o desfile, um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo – GTA– da Polícia Militar simulou uma operação no campo de futebol da Unit, onde alguns policiais fizeram descida de rapel.
Para o subtenente da Polícia Militar, Gedeon José dos Santos, a participação no evento representa a interação dos órgãos de segurança com a sociedade. “Esta integração é muito boa, incentiva o jovem à prática do esporte, na parte educativa e a fazê-lo viver em sociedade”, observa. Durante a abertura, também houve apresentação da banda da Polícia Militar com cerca de 30 homens no efetivo.
ATLETAS
A atmosfera animada do evento também contribuiu para a expectativa das primeiras disputas entre os atletas. O estreante João Victor Nielsen mal pode esperar as competições no Futsal Masculino Sub 17. “Espero fazer um bom campeonato e conquistar este título. Queremos nos classificar para os Jogos da Primavera, ir para a seletiva em Brasília e tentar ir para o mundial na Itália”, planeja o estudante do Colégio Graccho. Já a pequena Juliane Silva, do Colégio Pio Décimo, compete no Caratê há alguns anos e espera usar da experiência que possui para se destacar nos campeonatos. “Já participei de outras edições dos Jogos. Apesar de nervosa, estou ansiosa e espero garantir medalhas”, salienta.
Se de um lado os jovens torcem para conquistar medalhas, do outro estão familiares e amigos na torcida pelo bom desempenho desses atletas. Este é o exemplo dos pais de Luana Gabriele Silva, Vagner Oliveira e Nereida Silva. Há vários anos, eles acompanham a aluna do Colégio Purificação na Natação. “Faço questão de prestigia-la nos eventos esportivos, porque o apoio dos pais transmite segurança”, afirma Nereide Silva. Quem também apoia o filho no esporte é Carlos Anibal, pai do aluno do Arquidiocesano Carlos Gabriel. Ele sempre o acompanha nas competições de Natação. “Você ver seu filho se esforçando e se socializando através do esporte é muito bom. Eu fico muito satisfeito”, confessa.
NOVIDADES
Há cerca de três anos, o esporte é uma das quatro bandeiras defendidas pela Universidade Tiradentes. A parceria para a realização dos Jogos Escolares na Unit é uma de suas diversas contribuições para o fomento da prática esportiva em Sergipe. Segundo o diretor de Marketing da Unit, Marcus Aquenaton, a ideia é incentivar cada vez mais este segmento no Estado.
“A Universidade Tiradentes tem uma preocupação muito grande entre a união da educação e esporte. O esporte contribui com a formação do cidadão. A nossa ideia é incentivar desde cedo os jovens a iniciarem uma prática esportiva pensando em qualidade de vida, socialização, respeito, trabalho em equipe e trazer isso também para a vida universitária. Nos próximos anos, a ideia da Unit é investir cada vez mais no esporte, uma bandeira que ela já carrega”, completa Aquenaton.
Fotos: Marcelo Freitas