Por Raquel Passos
Preocupado com os rumos do destino Sergipe como rota turística no cenário nacional, o reitor da Universidade Tiradentes – Unit –, professor Jouberto Uchôa, idealizou o Fórum Sergipe para o Mundo. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22, com os representantes de diversas entidades relacionadas à área.
O objetivo é promover a integração de diversos segmentos relacionados ao turismo no Estado. No evento, o reitor reforçou seu compromisso com Sergipe. “Tenho quase um fanatismo pela minha terra! Ao viajar, percebo como cidades vizinhas estão à frente das daqui, parece que não somos considerados atrativos turísticos mesmo tendo inúmeros motivos. Convidei diversos grupos do segmento para que uma entidade pudesse ser articulada e, assim, promover o turismo no estado sem depender de órgão público”, explicou.
A ideia é criar um conselho consultivo que atue em conjunto com o que já existe na Associação de Empresários do Turismo. “Vamos dar vida a entidade que já existe! Vamos tornar esse grupo coeso, com diretoria eleita, como um órgão de importância nacional. Os encontros periódicos para trabalhar pautas podem acontecer na Unit”, reforça Uchôa. O reitor também sugeriu que uma revista de circulação nacional seja um dos produtos deste grupo.
Para Marco Pinheiro, da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe, a intenção do reitor da Unit é muito válida. “Nosso problema é união para uma atuação conjunta frente a uma única direção que é o destino Sergipe. Só o gesto de o reitor buscar um caminho, convidando tantas entidades, reforça como o cenário merece atenção”, afirmou.
O prefeito de Estância Gilson Andrade também destacou os esforços de professor Uchôa. “Ele é um ilustre sergipano que sonha com destaque nacional para nosso estado. E este é um momento importante para que comecemos do zero mesmo, para pensar e trabalhar juntos. Afinal, turismo é uma indústria sem chaminé [sic]”, disse.
A presidente da Associação de Empresários do Turismo, Daniele Mesquita, também fez uso da palavra durante o Fórum. “Fico muito feliz pelo reitor da Unit ter levantando nossa bandeira que é a de divulgar destinos do Estado! Aproveito para fazer o convite ao professor Uchôa para que seja patrono da Associação que é composta por 54 segmentos do turismo, pois nos deu uma aula de como divulgar Sergipe; de como sair dessa crise que vivemos”, falou.
Próximos passos
Decidiu-se que cada representante levará os anseios deste Fórum às suas instituições para que o conselho seja criado. “Agora é importante que cada um aqui convoque reunião entre os seus para tratar do que foi discutido hoje e decidir quem de fato fará parte do Fórum Sergipe para o Mundo; se a ideia de sua futura diretoria visitar o governo com propostas, repercutindo na bancada federal em busca de incentivos, será colocada em prática ou não. Da Unit, o grupo poderá usar da melhor forma. Sou apenas um sergipano entusiasta”, finalizou Uchôa, reforçando que não haverá representante da Unit neste conselho.
Fórum Sergipe para o Mundo
Para o evento, foram convidados diretores de entidades do segmento, como: ABAV; ABIH; ABLA; ABRAJET; ABRASEL; SINDETUR; SINGTUR; SHRBS; AEDT/SE; ACESE; CDL/FCDL, FENEN; Secretaria do Turismo de Aracaju; Prefeitura Municipal de São Cristóvão; Prefeitura Municipal de Estância; Prefeitura Municipal de Laranjeiras; Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco; Infraero e o Governo do Estado de Sergipe.