Por Raquel Passos
Durante a 5ª Bienal do Livro de Itabaiana, que acontece de 11 a 15 de setembro, no Shopping Peixoto, na cidade serrana, o coordenador do grupo de pesquisa Hemeroteca Digital da Universidade Tiradentes – Unit –, professor Fábio Gomes, participará da roda de conversa: “A história do Diário Oficial de Sergipe e seu processo de digitalização”.
A troca de conhecimentos acontecerá no dia 14, às 13h, no espaço localizado no Pavilhão do Conhecimento, área externa do shopping. O local será ponto dos mais importantes debates que contribuirão para o futuro da cultura, literatura e artes em Sergipe.
“A Segrase me fez o convite para, junto com o responsável pela Hemeroteca Física, o Wallace, apresentarmos a hemeroteca e a migração para o modelo digital. Tendo como plano de fundo a própria Segrase, mas apresentando a preservação documental e a sua importância para o futuro”, revela o professor Fábio Gomes.
Lançamento de livros, palestras, fotos e homenagens fazem parte da programação do evento. Mais informações no site da Bienal do Livro de Itabaiana.
Projeto Hemeroteca Digital
Graças à parceria firmada entre a Unit e a Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Estado terá os 100 anos de edições do Diário Oficial de Sergipe todos digitalizados. Em um ano e quatro meses de trabalho, uma década já saiu do papel.
Trata-se do Projeto Hemeroteca Digital, desenvolvido por alunos e professores do curso de Ciências da Computação da Unit e equipe técnica da Segrase. Iniciada em ordem inversa (dos dias atuais para os anos anteriores), a iniciativa consiste na digitalização de todo o acervo impresso produzido pelo Diário Oficial nos últimos 100 anos.
Atualmente, o Diário Oficial pode ser acessado pelo site da Segrase em formato PDF, mas somente as publicações a partir do ano de 2012 estão disponíveis. A expectativa é que com esta parceria, todas as edições sejam disponibilizadas à população.
Com informações do portal do evento