ESTUDE NA UNIT
MENU

Startup Weekend Aracaju EDU aconteceu na Unit

Evento é o maior do segmento e aconteceu pela primeira vez em Aracaju

às 21h49
Diretora de Marketing do Grupo Tiradentes, Ivana Fadul está na organização do evento e pontuou a inovação do evento
Augusto César Vieira dos Santos é coordenador do centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
O diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, professor Domingos Sávio de Alcântara Machado, destacou o pioneirismo do Grupo e do Tiradentes Innovation Center
Nadja Luz é designer e participou do evento para melhorar sua rede de relacionamentos
Compartilhe:

De 27 a 29, o maior evento de Startups do mundo aconteceu pela primeira edição em Aracaju, na vertical de Educação, o Startup Weekend Aracaju EDU, reunindo profissionais de diversas áreas e acadêmicos. Durante 54 horas, os participantes discutiram e construíram modelos de negócios em diferentes aplicações.

Um dos organizadores do evento, o diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, professor Domingos Sávio de Alcântara Machado, destacou o pioneirismo do Grupo e do Tiradentes Innovation Center, o Centro de Inovação localizado no Campus Farolândia, que será inaugurado dia 25 de outubro.

“Esse é o primeiro evento teste porque o espaço será inaugurado dia 25 de outubro. O Centro de Inovação é uma experiência de estar testando coisas novas o tempo todo. Por isso, trouxemos esse evento, uma metodologia internacional de como sair de uma ideia e criar um produto ou uma empresa. Estamos com 80 pessoas das áreas de negócios, educação, programadores e designer para ressignificar o tema”, declarou.

Janaína Machado é gerente do Unit Carreiras e participou do evento como público. Ela explica que resolveu participar para entender melhor as demandas atuais do mercado. “Hoje, estou como pessoa física e vim aqui para entender como funciona startup, processo de criatividade porque esse já é nosso presente de como os negócios irão surgir e se perpetuar. Isso aqui é carreiras. Não se acredita mais no formato tradicional de negócio e empregabilidade. Nesses eventos, iremos descobrir mais talentos”.

Startup Weekend EDU

O evento iniciou na última sexta-feira, 27, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times. As mais bem votadas foram escolhidas.

Já no sábado e o domingo, os times se focaram em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes. Durante a maior parte do tempo, mentores convidados ficaram à disposição dos participantes para guiá-los.

Nadja da Luz Lopes é designer e foi atraída pela possibilidade de aumentar sua rede de contatos, “Resolvi participar porque é interessante para minha carreira, posso fazer networking e pensar negócios. Muito interessante um evento desse no Nordeste onde a visibilidade é pouca. Mostra que o Nordeste está no circuito de tecnologia e de inovação”.

Diretora de Marketing do Grupo Tiradentes, Ivana Fadul está na organização do evento e pontuou a inovação do evento. “O evento tem objetivo de fomentar o empreendedorismo em Sergipe. Esse é um dos propósitos do Tiradentes Innovation Center”.

Augusto César Vieira dos Santos é coordenador do centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Sergipe. Para ele, o evento trabalha o espírito empreendedor de alunos e participantes.  “Esse tipo de evento é importante para estimular a inovação. Faz com que as pessoas pensem de maneira rápida sobre soluções inovadoras e compartilhadas. Isso proporciona muito a questão do empreendedorismo. Na Federal, temos o centro de empreendedorismo onde trabalhamos o comportamento empreendedor, focando em atividades ligadas ao empreendedorismo social”.

Techstars Startup Weekend

O Techstars Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países. O evento conta com a participação de mentores, jurados, mídia, oradores, investidores e muito mais.

Compartilhe: