ESTUDE NA UNIT
MENU



Ciclo de palestras discute temas relevantes e aproxima sergipanos a pesquisadores internacionais

Programação da Coordenação de Relações Internacionais da Unit estimula pesquisadores a interagir com renomados cientistas dos EUA

às 18h14
Pesquisadores atentos à conferência
Pesquisadores atentos à conferência
A apresentação através da videoconferência
A professora Sona e o
Compartilhe:

Por Nivaldo Menezes e Raquel Passos

Até 5 de novembro, acontecerá um ciclo de palestras que ocorrerão todas as terças-feiras do mês de outubro. A iniciativa é uma parceria da coordenação de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes – Unit – com a professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial e do curso de Farmácia da Unit, hoje professora visitante na Harvard Medical School, doutora Patrícia Severino.

Por meio de videoconferência direto do Instituto Tiradentes, na Universidade de Massachussets – UMass Boston, a iniciativa tem o objetivo de aproximar pesquisadores internacionais a estudiosos sergipanos. Em Aracaju, do Campus Unit Farolândia, no anfiteatro do bloco F, professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente participaram do momento.

O primeiro evento da programação aconteceu na noite desta terça-feira, 1º, com o tema: “Host-microbiota communication to maintain homeostasis”, ministrado pelo palestrante Renan Oliveira Correa, professor visitante do Massachusetts Institute of Technology – MIT .

O mestrando do PBI Agenor Gomes dos Santos Neto reconhece a importância da iniciativa por permitir a interação com pesquisadores internacionais, agregando conhecimento às pesquisas que aqui estão em desenvolvimento. “Iniciativas como essa nos ajudam a crescer profissionalmente e a contribuir para a ciência, e nos permite compreender a relação daquilo que é estudado aqui com o que ocorre fora do país. Esse contato contribui bastante para que sejam desenvolvidas tanto aqui quanto lá”, comenta Agenor.

Sona Jain, professora participante da videoconferência promovida pelo Instituto Tiradentes, reconhece que a iniciativa é importante, principalmente, para os alunos. “Eles não precisam ir até lá para saber o que está acontecendo. O MIT é um dos melhores institutos e essa oportunidade de os participantes estarem aqui comodamente assistindo ao que está acontecendo lá é muito importante”, salienta a professora Sona.

“O ciclo de palestras tem a promoção do Instituto Tiradentes, juntamente com a professora Patrícia, e traz uma abordagem com temas bastante variados”, reforça Stephanie Louise Vieira Donald, responsável pela articulação dos convites aos professores e pelo acompanhamento das atividades inseridas na programação.

Compartilhe: