ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisadores em Cibercultura discutirão os desafios voltados à Educação em Encontro Norte-Nordeste

II Encontro Regional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura será em 21 e 22 de novembro no Campus Farolândia. Inscrições até 12/10

às 21h34
II Encontro Regional Norte-Nordeste da ABCiber acontecerá em Aracaju
II Encontro Regional Norte-Nordeste da ABCiber acontecerá em Aracaju
Programação do evento
Compartilhe:

Os cidadãos vêm usando dispositivos tecnológicos conectados à internet de forma tão massiva, que provoca transformações culturais ao ponto de moldar o comportamento de toda sociedade. As consequências de tal movimento suscitam reflexões importantes que serão abordadas durante o II Encontro Regional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber. O evento acontecerá na Universidade Tiradentes, campus Farolândia, nos dias 21 e 22 de novembro.

Com o tema “Redes educativas e os desafios atuais da Cibercultura”, o II Encontro ABCiber abordará temáticas relacionadas à inteligência artificial, big data, internet das coisas e algoritmos, a partir da perspectiva educacional.

Importantes nomes da Cibercultura, como André Lemos (UFBA), Edvaldo Couto (UFBA), Eugênio Trivinho (PUC-SP), Obdália Ferraz (UNEB), Lucia Santaella (PUC-SP) e Simone Lucena (UFS) contribuirão com as discussões atualizadas sobre a temática. Ainda participarão os docentes de Sergipe, Alexandre Chagas, Cristiano Ferronato, Rita de Cássia e Ronaldo Linhares, atuantes no Programa de Pós-graduação em Educação – PPED – da Unit.

Dentre eles, a doutora multidisciplinar em Cultura e Sociedade, professora do PPED da Unit, Cristiane Porto, que ainda coordena o evento ao lado da doutora em Educação e vice-presidente da Associação de Pesquisadores em Cibercultura, Professora Edméa Santos.

“Apesar de poucos dias de evento, elaboramos uma programação intensa que contemplará diversos temas relacionados à Cibercultura. De tal modo, o objetivo do II Encontro ABCiber é promover discussões construtivas sobre assuntos desafiadores para os pesquisadores e demais interessados na temática”, afirma a renomada pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, professora Cristiane Porto.

II Encontro ABCiber

De acordo com Cristiane Porto, a sociedade vive em tempos de ‘pós-verdade’ e ‘privacidade crakeada’. “E de destruição da democracia pelos negócios condicionados pela dromo aptidão do marketing digital”, completa.

Respostar sobre como lidar com estes dilemas na interface Educação e Comunicação; como educar e instituir currículos que sejam críticos em denúncias das mazelas do nosso tempo, mas que também anunciem práticas inovados e mais democráticas na Cibercultura; e como fazer circular e popularizar a Ciência e os saberes fluxos? Estas e outras questões serão debatidas no II Encontro da Abciber.

“Não garantimos respostas para estes dilemas, mas, com certeza, confirmaremos ambiências formativas para muita produção de questionamentos e partilhas de sentidos”, reitera Cristiane Porto.

Inscrições e programação

As inscrições para o evento estão abertas e a programação completa está disponível neste site. Para submissão de artigos, a organização do II Encontro ABCiber receberá Resumos Expandidos até o dia 12 de outubro.

Para a submissão do resumo, o autor deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição no evento. Os trabalhos serão divididos em dois eixos temáticos: Educação e Comunicação na Cibercultura e Redes sociotécnicas e Difusão Científica.

Compartilhe: