ESTUDE NA UNIT
MENU

A produção historiográfica de Sergipe foi tema do Encontro de Cultura e Memória

Encontro de Cultura e Memória: Sergipe em Foco homenageou a obra do historiador sergipano Ibarê Dantas

às 00h50
Compartilhe:

No mês em que se comemora a sergipanidade, o curso de História da Universidade Tiradentes – Unit – realiza o Encontro de Cultura e Memória: Sergipe em Foco com ênfase na obra do historiador sergipano Ibarê Dantas. A abertura do evento no último dia 29 reuniu professores, egressos e pesquisadores, os quais se debruçaram no debate sobre a historiografia sergipana.

Pró-reitor Administrativo e Financeiro da Unit, professor Josenito Oliveira representou o reitor Jouberto Uchôa e pontuou a importância do trabalho de Ibarê para Sergipe. “Nada melhor que debater um tema de nosso estado que é a obra de professor Ibarê, uma referência na história de nosso estado, um homem com vasta experiência, que trata de temas atuais. Que possamos refletir como agentes de transformação e construir um futuro melhor”.

O evento acontece de 29 a 31 de outubro com minicursos, palestras, exposição, apresentação cultural, conferências e apresentações de trabalho com o tema geral “Historiografia de Ibarê Dantas”. Entre as temáticas estão o tenentismo em Sergipe, a revolução de 1930 em Sergipe, coronelismo e dominação, a tutela militar do estado, os partidos políticos e eleições em Sergipe.

A coordenadora do curso de História, professora Viviane Andrade, pontuou que o evento busca exaltar sempre Sergipe e a conscientização dos acadêmicos.  “A cada ano, a gente tenta resgatar a memória de alguma personalidade ou alguma tradição. Ibarê trata das questões da tutela militar, desde o século XX até o atual, tem vários livros sobre a historicidade de Sergipe, nada mais justo que os alunos entendam e conheçam uma personalidade importante na história de Sergipe”.

Professora aposentada do departamento de História da UFS, Terezinha Oliva destacou a ênfase à história oral no trabalho de Dantas. “Esse enfoque em Iberê é importante porque é o estudo de nossa realidade histórica, possibilita pesquisas novas, estudos de nossa realidade”.

Sobre Ibarê Dantas

Ibarê Dantas possui graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe e mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas. Em sua carreira, foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e  possui grande experiência na área de História,com ênfase em História do Brasil. 

“Agradeço e me sinto honrado com essa homenagem. Meu êxito foi construir a partir da colaboração de várias pessoas, inclusive dos professores Terezinha e Josué que estão aqui. Deixo meu agradecimento profundo por ter a satisfação de ter vivido com meu trabalho, disse o homenageado.

Compartilhe: