ESTUDE NA UNIT
MENU

Cabuto conquista 3º lugar nacional do torneio de acesso da SAE Brasil Aero Design

A iniciativa é da Sociedade de Engenheiros Automobilísticos Brasil – SAE. A entidade tem por objetivo estimular projetos na área da aerodinâmica

às 19h42
A aeronave classificada
A aeronave classificada
O professor Igor e o capitão Caio Henrique Rocha
Compartilhe:

Por Nivaldo Menezes e Raquel Passos

Formada por estudantes das Engenharias, Psicologia e Design da Universidade Tiradentes, a equipe Cabuto acaba de conquistar 3º lugar no torneio de acesso do maior desafio lançado aos estudantes do segmento, a Competição SAE Brasil AeroDesign, que acontecerá em 2020.

Trata-se de um programa de competição cujos desafios são lançados a estudantes de Engenharia com o principal objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

A Cabuto é composta por 19 acadêmicos e coordenada pelo professor Igor Libertador que é, antes de tudo, um apaixonado por aviação. Ao concorrer no torneio, a equipe de abnegados estudiosos conseguiu se classificar na terceira posição na categoria de acesso do programa competitivo SAE Brasil.

Na opinião do acadêmico do 10º período de Engenharia Mecatrônica e um dos fundadores da Cabuto, Caio Henrique Santos, hoje capitão da equipe, a classificação representa a capacidade do time na construção de Veículos Aéreos Não-Tripuláveis – VANT.

“Construímos o veículo mais leve que seja capaz de carregar o maior peso possível. Esse ano construímos uma aeronave cujo peso é de dois quilos e meio, projetada para carregar nove quilos”, salienta Caio lembrando que durante o torneio de acesso a aeronave se classificou em terceiro lugar após um sobrevoo em que conseguir concluir o trajeto suportando um peso de sete quilos.  

Para o professor Igor Libertador, a classificação em 3º lugar nacional interfere positivamente e revela a qualidade do profissional que está sendo formado pela Universidade Tiradentes.

“Montamos em 2016 uma equipe ainda pequena, fomos evoluindo e agora somos agraciados com essa competição e torneio de entrada para 2020 com uma terceira colocação que nos garante a participação presencial na competição que ocorre em São Paulo no mês de outubro”, acrescenta o professor Igor.

Compartilhe: