ESTUDE NA UNIT
MENU

Enade 2019 acontece no próximo dia 24

O exame é um componente curricular obrigatório para os estudantes que estão concluindo a graduação

às 10h43
Professor Antônio Minoru
Compartilhe:

No próximo dia 24 de novembro acontece, em todo o Brasil, mais um ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade. Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. 

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. O conjunto forma o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. 

“O Enade tem o viés de atestar para sociedade como foi o percurso acadêmico daquele estudante para que ele possa servir com qualidade para a sociedade. Assim como o Enem qualifica a entrada desse aluno para o Ensino Superior, o Enade avalia a saída após a sua formação”, declara o assessor do Enade da Universidade Tiradentes, professor Antônio Minoru. 

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

“Muitas vezes o estudante imagina que o exame atesta apenas a nota para a instituição de ensino, no entanto, esta é uma nota comprova o conhecimento adquirido pelo aluno. Muitas empresas, atualmente, verificam esta nota para contratação. Além disso, ela também tem sido utilizada para seleções de mestrado”, enaltece o assessor. 

De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova e preencher o questionário. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

Questionário

Assim como a realização do exame, o aluno também precisa, obrigatoriamente, responder um questionário do estudante. “O Enade não envolve apenas uma avaliação. O exame quer entender a percepção do aluno sobre a sua universidade e sobre o seu curso por isso aplica um questionário do estudante com três dimensões”, salienta Minoru. 

“O estudante avalia como é a organização didática e pedagógica do curso, infraestrutura da instituição e como é a oportunidade da ampliação da vida acadêmica ou carreira daquele aluno durante o curso”, acrescenta. 

O preenchimento do Questionário do Estudante deve ser feito até as 23h59 (horário de Brasília) de 21 de novembro, por todos os estudantes concluintes habilitados a fazer o Enade 2019 e previamente inscritos por suas instituições de educação superior. “A recomendação é que não deixa para última hora. Vale ressaltar que, caso não haja o preenchimento, o estudante ficará irregular até o final do próximo ciclo avaliativo, não podendo assim, obter o seu diploma”, enfatiza Antônio. 

Ciclo Avaliativo

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação.

Na edição de 2019, o exame avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Locais de prova

Os locais de prova já foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde a última sexta-feira, 08 de novembro.

O documento traz informações sobre o local de prova, horários e atendimentos (se solicitados e aprovados). O cartão deve ser acessado pelo Sistema Enade, após preenchimento do CPF e da senha cadastrada no primeiro acesso do estudante. Para visualizar o cartão, os 434.859 estudantes inscritos devem preencher o Questionário do Estudante.

Com informações do MEC/INEP

Compartilhe: