ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit estuda parceria com a empresa Porto Digital, de Pernambuco

O parque tecnológico Porto Digital está localizado na cidade do Recife e já mantém parceria com a Unit Pernambuco ofertando cursos tecnólogos

às 23h25
Registro da reunião
Registro da reunião
Compartilhe:

Uma parceria entre a Unit Sergipe e a Porto Digital, empresa que é referência nacional pela atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação e em economia criativa começa a ser ensaiada.

Nesse sentido, o presidente do Grupo Tiradentes, professor Saumineo Nascimento recebeu em seu gabinete na manhã dessa terça-feira, 10, o presidente da empresa pernambucana Pierre Lucena. A ideia é estender as ações já desenvolvidas através da parceria com o Centro Universitário Tiradentes para as demais unidades do grupo localizadas em Alagoas e em Sergipe.

“Estamos em tratativas discutindo como se desenvolve o modelo em Pernambuco, trabalhando as perspectivas de ampliação de aperfeiçoamento desse modelo envolvendo, inclusive, o nosso Innovation Center”, explica o superintendente do GT, professor Saumíneo.

Ele acrescenta que está em análise a possibilidade de implantação de uma extensão do recém-inaugurado Tiradentes Innovation Center dentro das instalações da empresa Porto Digital. A perspectiva de criação de uma filial do TIC em Pernambuco reforça o interesse do GT em oferecer aos alunos cursos tecnólogos de curta duração com estágios realizados dentro das próprias empresas.

Para Sergipe e Alagoas, por sua vez, a possibilidade da parceria do grupo com a Porto Digital também representa um ganho exponencial para os acadêmicos que poderão concluir suas graduações tecnólogas com aulas que são mais práticas que teóricas e com empregabilidade já ocorrendo na metade do curso.

“Também vamos analisar os modelos de pós porque existe procura por profissionais de tecnologia da informação. A possibilidade de empregabilidade em Pernambuco nesse segmento é grande, mas entendemos que também existem empresas em Alagoas e em Sergipe que precisam de profissionais de TI com qualificação adequada para as demandas que possuem”, lembra o superintendente que reforça a preocupação constante das IES que integram o Grupo Tiradentes em formar profissionais para o mercado de trabalho e para a vida.

“O projeto desenvolvido pela Porto Digital que é a maior incubadora brasileira consegue fomentar a criação de 80 novas empresas por ano. Algumas morrem no meio do caminho como processo natural, mas algumas permanecerão de maneira muito forte. Então, essa nossa busca por parcerias ou instituições’, justifica o presidente Pierre Lucena.

Em sua opinião, a possibilidade de implantação de um TIC dentro do Porto Digital fará com que os alunos permaneçam dentro do espaço resolvendo os problemas reais apresentados pelas empresas que encubadas aumentando assim o índice de sucesso e permanência no mercado.

Durante estada na Unit Farolândia Pierre conheceu as instalações e a dinâmica do Tiradentes Innovation Center e revelou seu encantamento com todo o processo. “É excepcional e acho que aqui existe um grande espaço para a resolução de problemas”, complementa.

O diretor de Inteligência Competitiva do GT, professor Domingos Sávio Alcântara Machado afirma que a Porto Digital já é uma antiga parceira e foi uma das empresas que serviu de inspiração para a concretização do TIC.

“A presença do presidente aqui vem reforçar a importância e relevância do projeto Tiradentes Innovatiion Center para o ecossistema de inovação nacional e a ideia é que cada vez a gente amplie as parcerias fazendo com que o ecossistema não fique mais locais e sim, que estejam integrados em redes”, diz o professor Domingos. Ele lembra que o maior beneficiário é o próprio país que cria vários ambientes onde se possa gerar inteligência, conhecimento, empreendedorismo e desenvolvimento da economia.

“Quando você transforma um bem, ou quando inclui a tecnologia no bem isso valoriza muito mais e os benefícios para a riqueza do nosso país são bem maiores’, pondera o professor Domingos esperançoso de que parcerias como a que se desenha com a Porto Digital possam interligar cada vez mais as empresas em favor da educação tecnológica.

Para a reitora do Centro Universitário Tiradentes, professora Vanessa Piasson, a reunião serviu também para apresentação dos resultados do primeiro passo da implantação do projeto da graduação e da pós-graduação em Crow Brand com o Porto Digital.

“ Estamos muito satisfeitos com a parceria, o curso tem sido um sucesso e tem trazido uma repercussão muito positiva na cidade do Recife pelo contexto do Porto Digital e pela Unit também que ter assumido esse papel de formar mão de obra para essa área que é tão importante para a sustentabilidade da cidade”, pondera a docente.

Piasson explica ainda que se trata de um Crown Brand onde as duas marcas se juntaram para formar profissionais na área da tecnologia a partir de uma estrutura curricular pensada em conjunto com os empresários, atendendo a atual necessidade do Porto digital, do mundo do trabalho.

“A gente visa uma conexão mais instantânea com esse mundo do trabalho para, de fato, proporcionar uma inserção mais rápida do estudante e não esperar que ele se forme e chegue no mercado sem a efetiva prática do aprendizado”, finaliza.

Compartilhe: