A partir deste semestre, o Ambiente Virtual de Aprendizagem acessado pelos alunos das graduações a distância e presencial do Grupo Tiradentes está de cara nova, mais interativo, acessível e com ferramentas que contribuem para um aprendizado ainda mais dinâmico. E para a integração total do estudante com esta nova plataforma, a equipe da Diretoria de Educação a Distância montou em cada unidade do Grupo um estande com todas as informações para auxiliar o estudante no novo AVA. A estrutura ficará até sexta-feira, 15 de agosto, recepcionando os alunos.
“Há mais de um ano, nossa equipe trabalha e discute sobre como fazer este projeto para apresentar para o aluno esta mudança. E hoje é a consolidação desse trabalho. Até sexta serão quatro dias intensos para que este aluno aprenda a como baixar os aplicativos, acessar o ambiente e tirar dúvidas sobre o novo AVA. E nós também teremos este retorno desse aluno sobre a ambiente”, observa o gerente de Tecnologias Educacionais da Unit/EaD, Lucas do Vale.
No Campus Farolândia da Universidade Tiradentes, por exemplo, os alunos das disciplinas on-line aproveitam para conhecer mais as novidades proporcionadas pelo Ambiente Virtual. Tereza Cristina Monte Alegre cursa o 3º período de Psicologia e, junto com as amigas, quis conhecer mais o novo ambiente. “Uma amiga nossa acessou o AVA e percebeu que estava novo. E quando vimos o estande viemos saber como o Ambiente funciona. Achei fantástico, muito bom, porque agora teremos um contato mais direto e interativo”, acredita a acadêmica.
De acordo com o professor da disciplina on-line de Filosofia e Cidadania, Jadson Tavares, e que estava recepcionando os alunos nesta terça-feira, 12 de agosto, no estande, a inovação do AVA contribui para a autonomia do estudante. “Com esta inovação pretendemos que o aluno seja mais autônomo, mais criativo e que possa interagir melhor com os conteúdos das disciplinas”, avalia o docente.
Aproximadamente 16 mil alunos cursam as disciplinas on-line na Unit. Apesar do pouco tempo de implantação da plataforma na instituição, a receptividade dos alunos é bastante positiva. “É uma ação do Grupo e envolvemos professores, promotores e colaboradores na ação para divulgar o diferencial e especificidade do novo AVA, além de fazer a entrega dos livros. A aceitação dos alunos está muito boa”, explica a coordenadora pedagógica das disciplinas online, Maynara Muller.
Assim como no novo AVA, a equipe da EaD também apostou na tecnologia para chamar a atenção dos alunos no espaço para apresentação do Ambiente. “O estande possui um visual muito hi-tech, temos TV com touch screem e os alunos estão muito curiosos. Queremos mobilizar os estudantes para compreenderem e assimilarem esta nova ferramenta”, salienta a gerente de operações da EaD, Flávia Menezes.
PRÊMIO
A ação para divulgar o AVA esta semana também inclui uma competição entre os alunos e a nova plataforma. Para participar, o estudante deverá pegar o livro no estande, ouvir o professor explicar sobre o Ambiente, acessar o AVA, compartilhar e indicar amigos que também cursam as disciplinas online entre outras atividades. Com isso, o aluno ganhará pontos. “Será feito um ranking e o aluno que tiver mais pontos ganhará o prêmio”, acrescenta Maynara.
O resultado será divulgado no estande na sexta-feira, 15 de agosto, às 21h e o aluno que tiver mais pontos ganhará um tablet.
NOVO AVA
Um ambiente virtual mais interativo, com mais acessibilidade e ferramentas que auxiliam o estudante a ter um aprendizado mais dinâmico. Estas são as possibilidades oferecidas pelo sistema Desire2Learn – D2L –, a nova plataforma disponibilizada para estudantes dos cursos de graduação a distância e disciplinas on-line do Grupo Tiradentes. A D2L é considerada uma das melhores plataformas de ambiente virtual de aprendizado do mundo, além de ser utilizada por instituições australianas, norte-americanas e europeias. O Grupo Tiradentes é o primeiro no Norte/Nordeste, e quarto no Brasil, a implantar este sistema. Entre os benefícios, o novo ambiente tem o repositório de aprendizagem, onde o professor compartilha todo o conteúdo para o aluno; opção de configurar o idioma; chats; fórum de discussão; podcast; conteúdo de apoio; vídeos; avaliação de alta aprendizagem; acesso a prova digitalizada; além de poder compartilhar o conhecimento com os demais estudantes. O discente também terá um conjunto de orientações tutoriais e uma equipe de suporte preparada para auxiliá-lo.
Fotos: Marcelo Freitas