ESTUDE NA UNIT
MENU

Estande do AVA divulga novo ambiente virtual

Até sexta-feira, 15 de agosto, alunos das disciplinas on-line do Grupo Tiradentes conhecerão mais profundamente o novo ambiente virtual e suas ferramentas de aprendizagem

às 21h48
Estande de divulgação do novo AVA estará no minishopping até sexta, 15
Alunos visualizam na prática as novas ferramentas da plataforma
Além de informações sobre a plataforma no estande, o aluno tem acesso ao livro das disciplinas online
Compartilhe:
Estande de divulgação do novo AVA estará no minishopping até sexta, 15

Estande de divulgação do novo AVA estará no minishopping até sexta, 15

A partir deste semestre, o Ambiente Virtual de Aprendizagem acessado pelos alunos das graduações a distância e presencial do Grupo Tiradentes está de cara nova, mais interativo, acessível e com ferramentas que contribuem para um aprendizado ainda mais dinâmico. E para a integração total do estudante com esta nova plataforma, a equipe da Diretoria de Educação a Distância montou em cada unidade do Grupo um estande com todas as informações para auxiliar o estudante no novo AVA. A estrutura ficará até sexta-feira, 15 de agosto, recepcionando os alunos.

“Há mais de um ano, nossa equipe trabalha e discute sobre como fazer este projeto para apresentar para o aluno esta mudança. E hoje é a consolidação desse trabalho. Até sexta serão quatro dias intensos para que este aluno aprenda a como baixar os aplicativos, acessar o ambiente e tirar dúvidas sobre o novo AVA. E nós também teremos este retorno desse aluno sobre a ambiente”, observa o gerente de Tecnologias Educacionais da Unit/EaD, Lucas do Vale.

No Campus Farolândia da Universidade Tiradentes, por exemplo, os alunos das disciplinas on-line aproveitam para conhecer mais as novidades proporcionadas pelo Ambiente Virtual. Tereza Cristina Monte Alegre cursa o 3º período de Psicologia e, junto com as amigas, quis conhecer mais o novo ambiente. “Uma amiga nossa acessou o AVA e percebeu que estava novo. E quando vimos o estande viemos saber como o Ambiente funciona. Achei fantástico, muito bom, porque agora teremos um contato mais direto e interativo”, acredita a acadêmica.

Alunos visualizam na prática as novas ferramentas da plataforma

Alunos visualizam na prática as novas ferramentas da plataforma

De acordo com o professor da disciplina on-line de Filosofia e Cidadania, Jadson Tavares, e que estava recepcionando os alunos nesta terça-feira, 12 de agosto, no estande, a inovação do AVA contribui para a autonomia do estudante. “Com esta inovação pretendemos que o aluno seja mais autônomo, mais criativo e que possa interagir melhor com os conteúdos das disciplinas”, avalia o docente.

Aproximadamente 16 mil alunos cursam as disciplinas on-line na Unit. Apesar do pouco tempo de implantação da plataforma na instituição, a receptividade dos alunos é bastante positiva. “É uma ação do Grupo e envolvemos professores, promotores e colaboradores na ação para divulgar o diferencial e especificidade do novo AVA, além de fazer a entrega dos livros. A aceitação dos alunos está muito boa”, explica a coordenadora pedagógica das disciplinas online, Maynara Muller.

Assim como no novo AVA, a equipe da EaD também apostou na tecnologia para chamar a atenção dos alunos no espaço para apresentação do Ambiente. “O estande possui um visual muito hi-tech, temos TV com touch screem e os alunos estão muito curiosos. Queremos mobilizar os estudantes para compreenderem e assimilarem esta nova ferramenta”, salienta a gerente de operações da EaD, Flávia Menezes.

PRÊMIO

A ação para divulgar o AVA esta semana também inclui uma competição entre os alunos e a nova plataforma. Para participar, o estudante deverá pegar o livro no estande, ouvir o professor explicar sobre o Ambiente, acessar o AVA, compartilhar e indicar amigos que também cursam as disciplinas online entre outras atividades. Com isso, o aluno ganhará pontos. “Será feito um ranking e o aluno que tiver mais pontos ganhará o prêmio”, acrescenta Maynara.

O resultado será divulgado no estande na sexta-feira, 15 de agosto, às 21h e o aluno que tiver mais pontos ganhará um tablet.

NOVO AVA

Além de informações sobre a plataforma no estande, o aluno tem acesso ao livro das disciplinas online

Além de informações sobre a plataforma, o aluno tem acesso ao livro das disciplinas online

Um ambiente virtual mais interativo, com mais acessibilidade e ferramentas que auxiliam o estudante a ter um aprendizado mais dinâmico. Estas são as possibilidades oferecidas pelo sistema Desire2Learn – D2L –, a nova plataforma disponibilizada para estudantes dos cursos de graduação a distância e disciplinas on-line do Grupo Tiradentes. A D2L é considerada uma das melhores plataformas de ambiente virtual de aprendizado do mundo, além de ser utilizada por instituições australianas, norte-americanas e europeias. O Grupo Tiradentes é o primeiro no Norte/Nordeste, e quarto no Brasil, a implantar este sistema. Entre os benefícios, o novo ambiente tem o repositório de aprendizagem, onde o professor compartilha todo o conteúdo para o aluno; opção de configurar o idioma; chats; fórum de discussão; podcast; conteúdo de apoio; vídeos; avaliação de alta aprendizagem; acesso a prova digitalizada; além de poder compartilhar o conhecimento com os demais estudantes. O discente também terá um conjunto de orientações tutoriais e uma equipe de suporte preparada para auxiliá-lo.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: