ESTUDE NA UNIT
MENU

Fórum de Boas Práticas mobiliza alunos de Enfermagem

O Fórum de Boas Práticas, iniciativa da coordenação de Enfermagem da Unit é destinado aos alunos concludentes e antecipa a prática em unidades de saúde.

às 22h14
Alunos do 9º período em atividades de recapitulação
Alunos do 9º período em atividades de recapitulação
Em sala de aula os acadêmicos discutem a atenção à família
Com os concludentes as práticas são efetivadas previamente
Compartilhe:

Durante três semanas consecutivas acadêmicos das disciplinas reúnem em equipes para o desenvolvimento de atividades que objetivam a capacitação e o preparo para o desenvolvimento das práticas específicas em campos de atuação.

É a partir do fórum que os alunos passam a assumir os papéis de Enfermeiros sob supervisão dos preceptores. Nesse momento diversos temas considerados importantes no cotidiano da profissão são relembrados para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos.

“Realizamos uma semana de oficinas práticas justamente para tirar dúvidas antes que os alunos sejam inseridos no campo. Durante essa semana estamos tratando sobre os processos de Enfermagem”, explica a coordenadora de Estágio do curso de Enfermagem, professora Mariana Mendonça Franco Monteiro   

O Estágio Supervisionado Um é destinado aos alunos do penúltimo período e acontece nas unidades hospitalares. Por sua vez, o estágio para os alunos do 10º período acontece na atenção primária à saúde e é voltado para a saúde pública.

“O estágio representa o período em que os concludentes dão assistência de maneira integral aos usuários e familiares dentro da comunidade, no SUS e nas unidades básicas de saúde que possuem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde”, explica Fernanda Kelly Fraga Oliveira, professora preceptora.

Aluna do 9º período, Nalitha Raidee Nunes considera a importância do Fórum pela oportunidade que tem de colocar em prática todo o aprendizado. “Esse é um importante preparo para que possamos chegar de fato ao exercício prático seguros do exercício profissional”, opina.

Nalitha é de opinião que o curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes se destinge das demais instituições pela prática que é oferecida aos seus alunos em unidades de saúde, através dos convênios realizados com a Prefeitura Municipal, como SUS e com as clínicas e hospitais.
“São espaços que abrem suas portas para que nós, enquanto alunos, possamos desenvolver nossas atividades práticas”, complementa.

Compartilhe: