Na manhã desta quarta-feira, 13, empresários sergipanos de diversos segmentos estiveram reunidos em mais uma ação do Programa de Qualificação para Exportação desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil. Por meio de uma parceria firmada no ano passado, a Universidade Tiradentes apoia as ações realizadas pelo programa.
A iniciativa visa auxiliar a inserção da empresa no mercado internacional de forma planejada e segura e a expectativa é que o programa atinja 50 empresas sergipanas ao longo de dois anos de implementação.
“Estamos no segundo mês de 2020 e o desafio de incrementar o comércio internacional. O Brasil ainda tem dificuldades nas exportações de Serviços. O nosso estado o desafio de reverter a sua balança comercial que é mais importadora que exportadora. Exportar é ampliar mercados e aumentar a competitividade”, declara o economista e superintendente de Relações Institucionais, Dr. Saumíneo Nascimento.
“Por meio dos mercados internacionais, o mundo se interconecta cada vez mais. Parabenizo a todos pelos esforços em buscarem capacitações necessárias para inserção neste mercado”, acrescenta Saumíneo.
Na primeira capacitação de 2020, os técnicos extensionistas do programa, Ianny Andrade e Marcos Sousa discutiram “Acordos e ações de Promoção Comercial Internacional”. “As capacitações fazem parte da metodologia do programa porque queremos que as empresas conheçam as formas para entrar no mercado internacional e, ao finalizar o projeto, elas possam seguir e consigam exportar ou se internacionalizar”, comenta Yanny.
Atualmente, o programa conta com a participação de mais de 20 empresas de diversos setores como bebidas, alimentos, cosméticos, entre outros.