A ideia de promover o congraçamento entre calouros e veteranos de Biomedicina motivou a coordenação do curso a trazer de volta à instituição egressos de sucesso.
Durante a inaugural realizada na noite dessa terça-feira, 3, os participantes ouviram relatos das experiências de profissionais Biomédicos, formados pela Unit e que atuam como responsáveis técnicos por entidades estaduais que acolhem os estagiários do curso.
Durante suas falas Thomas Santana, José Reinaldo e Luciana Pinheiro discorreram sobre suas habilitações, todas elas desenvolvidas em prol do diagnóstico e da terapêutica do câncer. Os convidados falaram ainda da importância de estar acolhendo a cada semestre letivo muitos alunos da Unit na condição de estagiários.
Responsável técnica do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Sergipe, Luciana Pinheiro considera a iniciativa do aluno poder conhecer a prática profissional desde o início do curso como algo de fundamental importância porque facilita muito na escolha da habilitação, no conhecimento das diversas áreas e na conversação existente entre as mesmas. “Hoje mesmo reunimos aqui três áreas com o mesmo propósito que é a oncologia”, salienta a convidada.
Egresso da segunda turma de 2017 José Reinaldo Oliveira Silva é responsável pela avaliação de peças pós-cirúrgicas no Histotecnologia Clínica. Ao narrar sua experiência para os seus futuros colegas profissionais ele não esqueceu de enfatizar o empenho dos professores em promover o estímulo para que através dos estágios, haja a possibilidade de o aluno ingressar no mercado de trabalho a partir da sua experiência acadêmica.
Para Thomas Antônio Santana Costa, o terceiro egresso a narrar suas experiências como Biomédico da Climedi o mais importante em trazer prática cotidiana para conhecimento da academia e poder despertar no estudante que está começando a conhecer o curso, o que existe de realidade. “É nossa contribuição para que ele possa formar precisamente a ideia do que vai encontrar no decorrer da graduação”, opina.
“A aula inaugural desse semestre apresenta uma nova roupagem. Realizamos um projeto de extensão e colocamos o certificado de quatro horas para que os alunos tenham um incentivo à mais e além disso fizemos uma aula em prol da solidariedade humana”, justifica a coordenadora do curso, professora Patrícia de Oliveira Santos Almeida.
Foram recolhidos dos alunos participantes alimentos e materiais de higiene pessoal para serem doados à Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe entidade localizada no Bairro Siqueira Campos que abriga pacientes vindos do interior e que em razão da debilidade não podem retornar para suas casas no mesmo dia.