ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit auxilia capacitação profissional de combate ao Covid-19

Equipes do Hospital São José realizam treinamento em um simulador endotraquial

às 23h02
Compartilhe:

Profissionais do Hospital São José estão aprimorando atendimento a pacientes com Covid-19 por meio de parceira com a Universidade Tiradentes (Unit). Até próximo dia 11, equipes de saúde do Hospital realizam treinamento em um simulador endotraquial, disponibilizado pela Unit. O aparelho é utilizado no tratamento de problemas pulmonares.

Diretora adjunta da área da Saúde do Grupo Tiradentes, professora Wanessa Lordelo ressaltou a importância social da Instituição se somar às ações de combate à pandemia. Ela lembrou que a Universidade Tiradentes já disponibilizou o mesmo aparelho para treinamento de profissionais do Hospital Cirurgia, além da doação de equipamentos de segurança como toucas, máscaras cirúrgicas, luvas descartáveis e álcool gel.

“Fortalecer as parcerias já é uma rotina do Grupo Tiradentes. Sempre buscamos integrar o parceiro porque acreditamos que ganham os dois lados na interação ensino-serviço.  Com a pandemia, estamos unindo forças para que as equipes de saúde envolvidas  diretamente no atendimento tenham melhores condições de trabalho e de acolhimento ao paciente”, afirmou, acrescentando que a Instituição também contribui com um projeto de recuperação de respiradores.

“Também ajudamos um projeto de professores de engenharia que consertam respiradores que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS). Apoiamos o Mechvent com detergente, máscaras, álcool gel”.

O Hospital São José e a Universidade Tiradentes possuem convênio de estágio nas áreas de fisioterapia, psicologia, radiologia e medicina.

Fulvio Leite da Silva Teixeira é coordenador geral administrativo do Hospital São José. Ele explica a diferença de protocolo de atendimento por conta do Covid-19, o que justifica a necessidade de treinamento com o simulador endotraquial.

“Os protocolos mudam devido ao covid-19 ser uma doença infecciosa de contágio por ar. Devido a isso, certas abordagens na parada cardiorrespiratória também mudam. Mudanças no momento da intubação, na instalação do respirador. A parceria com a Unit é de grande importância, pois atualiza os profissionais, dá segurança no atendimento e é peça chave na montagem dos protocolos de atendimento”, disse.

A capacitação é destinada a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem das unidades de UTI, urgência clínica, urgência em saúde mental e enfermarias de atendimento ao Covid-19. Atualmente, o São José conta com 20 leitos destinados a pacientes com o novo coronavírus.

Números em Sergipe da Covid-19

A Secretaria de Saúde do Estado registrou, nesta terça-feira, 05, mais 126 casos confirmados de Covid-19. O estado chega a 898 pessoas infectadas pela doença.

O número de curados subiu para 79. Foram realizados 3.492 testes e 2.594 foram negativados.

Confira também: Covid-19: Unit treina profissionais da linha de frente do Cirurgia

Compartilhe: