ESTUDE NA UNIT
MENU

A ansiedade pode proporcionar gatilhos importantes para superá-la

Como superar o íntimo silêncio da ansiedade, diante do isolamento social, com atividades que sempre existiram, mas que precisaram ser remodeladas

às 14h18
Professora Floricelia Teixeira recomenda gatilhos para escapar da ansiedade
Professora Floricelia Teixeira recomenda gatilhos para escapar da ansiedade
Compartilhe:

Por Raquel Passos e Cecília Oliveira

Como todo ano, o de 2020 gerou expectativas, porém não se imaginava que se desenharia um cenário de filme de drama, como Contágio (2011). A pandemia do novo coronavírus se alastrou pelo mundo e uma nova realidade se exerceu no cotidiano: o isolamento social. São tempos difíceis que necessitam de adaptações, foi preciso aprender uma nova forma de vivenciar os dias e, o principal, conviver com a solidão.

A quarentena despertou uma inquietude social, pois o fato de não poder sair para se distrair, encontrar com os amigos, ou até mesmo a liberdade de tomar um cafezinho na padaria ao lado de casa, estabeleceu quadros de ansiedade. Além disso, há temor com as consequências sanitárias da pandemia. 

Para a professora de Psicologia da Universidade Tiradentes, Floricelia Teixeira, a ansiedade e seus transtornos podem proporcionar aprendizados. “É preciso encontrar o equilíbrio. Quando falamos de ansiedade, sempre a relacionamos com algo ruim, mas precisamos entender que ela é um sinal de alerta”, explica.

Ansiedade

Além da terapia, atividades físicas e meditação são estratégias eficientes para reduzir os níveis de ansiedade, em especial durante o isolamento social. É o que também acontece na cozinha. De acordo com a professora Floricelia, se preparar receitas causam felicidade, prazer e conforto, sim, esta é uma excelente terapia.

“Você precisa identificar o que é que consegue desviar seus pensamentos ruins para o pensamento mais tranquilo nesse momento de pandemia. Mas caso sinta que mesmo assim sua ansiedade persiste, procure ajuda de um profissional”, conclui. 

Nesse tempo sensível em que o contato humano está limitado, as pessoas buscam refúgios para poder se distrair dos noticiários sobre as consequências da pandemia que alimentam a ansiedade. Uma delas são as lives que estavam presentes antes do isolamento social, porém, houve um crescimento.

Gatilhos

Com o agravamento do novo coronavírus na sociedade e a crise econômica e sanitária, artistas brasileiros se mobilizaram para angariar fundos, alimentos e produtos de higiene para doação. Como a live da dupla Sandy e Junior, que além de ter tido recorde de público, ainda arrecadou R$ 1,8 milhão de donativos.

Assim, as pessoas começaram a ler mais e as plataformas de Streaming Netflix e Amazon Prime Vídeo tiveram um crescimento de assinantes e de pessoas maratonando suas séries e filmes. 

No próximo dia 28, a Unit realizará, a partir das 13h, a live Forró Solidário, no Youtube, em alusão ao festejo junino mais aguardado pelos nordestinos e como forma de incentivar a sociedade a colaborar com os artistas sergipanos diante do momento de isolamento social.

Compartilhe: