ESTUDE NA UNIT
MENU

750 alunos do curso de Farmácia participam de ciclo de lives

De maio e junho, o curso de Farmácia da Unit realizou nove lives com o objetivo de aprofundar o entendimento técnico-científico dos alunos sobre os mais atuais temas

às 16h20
Tratamentos Potenciais para a Covid-19: promoção para uso seguro durante a pandemia
Tratamentos Potenciais para a Covid-19: promoção para uso seguro durante a pandemia
Comitê de ética em pesquisa
Produção de cerveja: Processos fermentativos alcoólicos
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Diante do compromisso com a atualização técnico-científica dos alunos do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes, um ciclo de lives foi realizado entre os meses de maio e junho. Com conteúdos que permeiam os principais eixos contemplados nas mais atuais diretrizes curriculares nacionais da área, um total de 750 acadêmicos – do 1º ao 10º período do curso de Farmácia e demais cursos da saúde da Universidade Tiradentes – participaram dos encontros.

Cuidado em saúde; tecnologia e inovação em saúde; e gestão em saúde permearam o ciclo de lives realizadas nos meses de maio e junho. De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia da Unit, professora Juliana Dantas, as lives surgiram diante da necessidade do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. “O confrontamento da teoria com aplicabilidade prática que os palestrantes apresentaram proporcionaram aos alunos a vivência da teoria com a experiência profissional dos palestrantes. Os encontros foram bastante proveitosos”, conta.

A expectativa para o semestre 2020.2 é que mais eventos técnico-científicos aconteçam em comemoração aos 25 anos do curso de Farmácia da Unit. “Vamos trazer muitos profissionais de renome para abrilhantar nossa festa pelo conhecimento no semestre que vem”, antecipa a coordenadora Juliana Dantas.

Ciclo de Lives

Entre maio e junho, as palestras foram proferidas por profissionais de diferentes partes do país, representando renomadas instituições e empresas como o laboratório farmacêutico União Química; Rental Y Cosméticos; Ambev; Vitta Manipulações; Instituto de Práticas Seguras de Medicamentos (ISMP); Hospital São Lucas Rede D’or; e Universidade Federal do Piauí.

Dentre os temas trabalhados, estavam: Do fármaco ao medicamento: o farmacêutico e sua participação nas etapas de desenvolvimento e produção dos medicamentos; Biofarmacotécnica: princípios, aspectos legais e éticos; Produção de cerveja: Processos fermentativos alcoólicos; e Tratamentos potenciais para a Covid-19: promoção para uso seguro durante a pandemia.

Além das lives, ainda aconteceu uma mesa redonda multidisciplinar com profissionais de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia para esclarecer os desafios da rotina de trabalho durante a pandemia da Covid-19. A mesa redonda multidisciplinar foi exibida pelo canal da Unit no Youtube.

Os eventos foram organizados pelas farmacêuticas e professoras doutoras do curso de Farmácia da Unit, Alessandra Rabelo, Cinthia Meirelles, Juliana Cordeiro, Ingrid Borges e Juliana Dantas. 

Compartilhe: