ESTUDE NA UNIT
MENU

Reconhecimento: pesquisador da Unit é eleito membro no Comitê de Assessoramento de Engenharia Química do CNPq

Desde 2006, o professor Cláudio Dariva atua na graduação nos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e de Produção e nos programas de pós-graduação em Engenharia de Processos e Biotecnologia Industrial.

às 12h27
Compartilhe:

A dedicação à pesquisa e o reconhecimento. O professor da Universidade Tiradentes e pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa Cláudio Dariva foi eleito como membro do Comitê de Assessoramento de Engenharia Química do Conselho Nacional de Pesquisa — CNPq — do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/MCTI. O mandato teve início no último dia 1º de julho e segue até o mês de junho de 2023.

Os Comitês de Assessoramento do CNPq são órgãos colegiados que representam a comunidade acadêmica nacional em suas respectivas áreas, e os membros são eleitos pelos bolsistas de produtividade nível 1 de cada área do CNPq para atuar por um período de três anos junto ao órgão. 

“A indicação é, acima de tudo, o reconhecimento da comunidade acadêmica nacional sobre a qualidade do trabalho realizado dentro da Universidade Tiradentes e do ITP”, declara o professor Cláudio Dariva.  

Desde 2006, Dariva atua na Unit nos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e de Produção e nos programas de pós-graduação em Engenharia de Processos e Biotecnologia Industrial. Bolsista de produtividade nível 1C do CNPq, o pesquisador é autor de mais de 150 artigos em periódicos de renome internacional, proponente de 23 patentes, com atuação também na coordenação de projetos de pesquisa e desenvolvimento em diversas agências de fomento, públicas e privadas, nos âmbitos estaduais e nacionais.

O professor é graduado, mestre e doutor em Engenharia Química com pós-doutorado na Wayne State University, Detroit/MI/EUA. Atualmente, Cláudio realiza outro pós-doutorado na The University of British Columbia, Vancouver/Canadá. As atividades de pesquisa e formação de pessoal dentro do Grupo Tiradentes foram direcionadas ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras nas áreas de energia (biocombustíveis, petróleo e gás) e bioprodutos (extratos naturais e biofármacos a partir de matérias-primas vegetais).

Com a nomeação de Cláudio Dariva, o Comitê de Assessoramento de Engenharia Química tem como representantes pesquisadores das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. São eles: o professor Pedro Araújo da UFSC – Santa Catarina, Carla Hori da UFU – Minas Gerais e Maria Alice Coelho da UFRJ –Rio de Janeiro. 

Compartilhe: