ESTUDE NA UNIT
MENU

Live debate Cidades e Qualidade de Vida

Live Conectando Saberes reuniu professores e alunos em mais uma transmissão realizada pela Universidade Tiradentes pelo canal do Youtube

às 22h33
Compartilhe:

A necessidade de isolamento social tem feito a sociedade repensar seu comportamento e a forma de relacionamento com a cidade. Com essa perspectiva, a  Live Conectando Saberes reuniu professores e alunos em mais uma transmissão realizada pela Universidade Tiradentes pelo canal do Youtube.

O professor Antonio Minoru fez a intermediação do debate, que contou com a participação do Waldson Costa, graduado em Geografia e mestre em Desenvolvimento em Meio Ambiente e a professora Shirley Dantas é arquiteta, mestre em Desenvolvimento e Ambiente e doutoranda em Geociência.

Professora do Programa de Gestão Pública da Unit, Shirley destacou que a pandemia trouxe luz às desigualdades habitacionais, a vulnerabilidade socioespacial das famílias.

“Hoje, a gente vê como grande desafio par que a cidade tenha qualidade de vida habitação de qualidade e que atenda as necessidades das famílias e não entendendo que as famílias são padronizadas. Para isso, a importância de mapeamento, de diagnósticos de onde há necessidade de habitabilidade. Muitas vezes, as famílias não precisam de casa nova, mas melhorar o espaço, uma rua pavimentada, uma area verde, serviços públicos de qualidade”.

 Já Waldson destacou a necessidade de arborização e de áreas de circulação seguras na composição de cidades sustentáveis.

“A pandemia mostrou que habitação é um problema de saúde pública também. Habitação não é só entregar uma chave. Existe um contexto de saneamento, recursos hídrico, mobilidade, serviços. É a ausência de ação cidadã que faz com que se questione o uso do solo urbano”.

Para assistir à Live completa, clique aqui.

Compartilhe: