ESTUDE NA UNIT
MENU

“Toda doença tem um recado”, afirma farmacêutica

Com o tema ‘a Farmácia como impulso na arte de curar: uso da Terapia Holística no tratamento de doenças’, o curso de Farmácia da Universidade Tiradentes realizou debate virtual pelo Webex

às 21h48
Compartilhe:

Com o tema ‘a Farmácia como impulso na arte de curar: uso da Terapia Holística no tratamento de doenças’, o curso de Farmácia da Universidade Tiradentes, por meio da disciplina de Práticas de farmácia IV, realizou debate virtual entre acadêmicos do curso, professores e a palestrante Mônica Felts De La Roca Soares. O evento foi transmitido pelo Webex.

Professora do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Pernambuco, Mônica possui doutorado em Produção e Controle de Medicamentos. Ela iniciou a palestra explicando as diferenças entre medicamentos homeopático e alopático e reforçando que o farmacêutico é um profissional de saúde e necessita, portanto, atuar de forma plural.

“A primeira coisa que temos que entender é que quando se olha para o curso de farmácia, não se tem uma formação plural. Tornamos-nos o profissional que aprendeu a produzir e a prescrever. Estamos no padrão. O farmacêutico é um profissional de saúde, plural, que precisa olhar o paciente como ser humano na totalidade. É interessante discutir as terapias medicamentosas disponíveis e as práticas não necessariamente medicamentosas como reiki, constelação familiar”.

Para a docente, o profissional de Farmácia deve entender e defender a homeopatia como terapia medicamentosa e não como elemento integrativo de tratamento de saúde. Durante a palestra, ela recomendou links de vídeos sobre a ciência metafísica e mecanicista para que os alunos entendam que não é possível polarizar a ciência.

“Os medicamentos alopáticos inibem os processos bioquímicos, hormonais de desintoxicação. Não estou falando que não tem seu lugar, como em uma emergência. Por isso que o medicamento homeopático é considerado a arte de curar. Para a homeopatia, é preciso que a pessoa vença obstáculo ou a pessoa vai empurrando a doença mais para dentro. Toda doença tem um recado”, disse.

Homeopatia

Homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.

Compartilhe: