ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso da Unit realiza pesquisa sobre sistema que auxilia produção de fármacos

Egresso de Engenharia Ambiental, Matheus Pereira é professor da Universidade de Aveiros, em Portugal

às 20h24
Compartilhe:

Completando 15 anos do curso de mestrado e dez do curso de doutorado, o Programa em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes promoveu live sobre Docagem molecular e análise molecular em bioprocessos. O palestrante foi o egresso de Engenharia Ambiental, Matheus Pereira é professor da Universidade de Aveiros, em Portugal.

O Programa em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes é composto por 14 docentes e pesquisadores, dos quais 11 são do CNPQ. A professora Cleide Mara Soares fez a apresentação do palestrante, o qual agradeceu o convite  e falou sobre a importância da Unit em sua formação.

“É sempre uma alegria se convidado para participar desses eventos. Faço questão de aceitar porque é, também, uma forma de retribuir o que a universidade me proporcionou”, disse Matheus.

Em sua explanação, Matheus falou sobre o sistema, como ele foi desenvolvido e sua aplicabilidade.  Ele explicou que a ferramenta de docagem molecular já existe há um tempo e vem sendo aplicado em diversas áreas, inclusive no combate ao coronavírus.

“A docagem molecular se resume em um ligante e um receptor, que formam um complexo que gera energia, da qual se obtém interações e foi desenvolvido para entender moléculas. O sistema pode ser aplicado na farmácia, alimentos, extração e purificação”

“Na indústria farmacêutica existe uma necessidade de desenvolvimento de fármacos, que exigem testes de viabilidade. As ferramentas computacionais surgem dessa necessidade de reduzir a quantidade de experimentos criando relações entre as estruturas químicas e sua aplicabilidade. Este ano, devido à covid, houve uma explosão de trabalho na área de triagem computacional sobre o tema”.

Para saber mais sobre o tema, clique aqui.

Compartilhe: