ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos do curso de Direito da Unit iniciam estágio na AGU

Universidade Tiradentes renova convênio de estágio e permite que futuros advogados adquiram novos conhecimentos na Procuradoria Federal em Sergipe

às 16h00
Compartilhe:

A reunião de apresentação dos oito novos estagiários da Universidade Tiradentes aconteceu na segunda-feira, 22, em ambiente virtual. Os acadêmicos do 7º período do curso de Direito que cursam Estágio Supervisionado em Prática Jurídica no Núcleo de Práticas Jurídicas-NPJ, passam a compor o quadro de estágio voluntário (curricular obrigatório) na Advocacia Geral da União, lotados na Procuradoria Federal em Sergipe. Todos foram aprovados em processo seletivo que levou em consideração média geral ponderada e uma carta motivação.

“A palavra é sempre gratidão pela AGU ter aberto as portas para os nossos alunos. Estamos completando três anos de uma parceria muito exitosa. Neste semestre os nossos acadêmicos passarão a vivenciar a prática real da advocacia em uma instituição renomada como Advocacia Geral da União”, disse o professor Jeffson Menezes, coordenador operacional dos NPJs/Unit.

“A Procuradoria Federal cuida dos interesses de mais de 170 autarquias federais e fundações públicas. Os alunos trazem a parte teórica, muito bem subsidiada pela universidade e o nosso objetivo é transformar esse aprendizado na prática diária com atuação junto aos processos”, completou Dr. Carlos Augusto Almeida, Procurador Chefe da AGU/SE, instituição responsável pela representação, fiscalização e controle jurídicos da União e da República Federativa do Brasil.

“A Procuradoria Geral representa as autarquias e fundações públicas federais. E a Procuradoria Geral da União representa a administração direta, os órgãos da administração pública federal, exceto em matéria tributária, que nesse caso é a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional”, adiantou aos estudantes o Procurador Federal e professor supervisor do Estágio da Unit, Dr. Célio Rodrigues da Cruz.

De acordo com Romildes Machado, assessora de Planejamento e Gestão da Procuradoria Federal, o estágio será na modalidade remota.

“A penúltima turma iniciou o estágio fisicamente e no decorrer do curso, com a chegada da pandemia, passou a ser remoto. No semestre passado foi 100% remoto. Com isso, observamos que essa modalidade é possível, até porque os processos hoje são 99,9% virtuais.  O que possibilita o aluno ter acesso pela web”, orientou.

Para a acadêmica Elisângela Aniz de Castro essa é uma oportunidade ímpar que a Unit oferece.  “Gostaria de externar a minha imensa felicidade em fazer parte desse estágio. Reitero que, conforme expressei na minha carta de motivação, darei o meu melhor para que realmente seja muito proveitoso, tanto para minha carreira, quanto para AGU”, evidencia.

“Gostaria de agradecer bastante pela oportunidade de estagiar junto a AGU. Acredito que será uma ótima oportunidade”, manifestou o discente Paulo Henrique Limeira Correia de Vasconcellos.

“Parabenizo e agradeço por essa rica oportunidade que a instituição está nos proporcionando. Será algo enriquecedor para o nosso currículo e para nossa atividade futuramente”, ressaltou Roney Rochão, estudante que mora no município de Pinhão, região Agreste Central Sergipano.

Compondo ainda a nova equipe de estagiários da Unit na AGU estão Layla Millena, Neilton Cerqueira, Valter Negreiros, Daniela Almeida Simões, José Rafael Chagas Neto.

Estágio e carreira profissional

Para especialistas em carreira, o estágio pode garantir o ingresso do estudante no mundo do trabalho e as instituições de ensino superior têm o papel de promover o aprendizado além da teoria.

“É o momento que o aluno precisa aproveitar, abraçar a oportunidade para que realmente esteja inserido na prática e, com isso, a vida acadêmica vai fazer mais sentido porque ele vai conseguir visualizar o que aprendeu na academia, na prática. Em termos profissionais isso fará um diferencial no currículo”, explica Maria Luísa Teodoro, coordenadora do Unit Carreiras que oferece gratuitamente capacitação profissional e oportunidade de estágio.

A coordenadora chama a atenção sobre como a desenvoltura durante um processo seletivo por ser determinante para conseguir uma vaga.

“Se destaca aquele que se comunica melhor, focado em aprender na prática de um estágio, que tem o discernimento de começar enquanto estagiário e que amanhã pode ser efetivado. O Carreiras oferta vagas de estágio, de emprego, além de oficinas para desenvolver os alunos, para que sejam inseridos da melhor forma possível no mercado”, finaliza.

Compartilhe: