O Complexo de Comunicação Social da Universidade Tiradentes – Unidade Sergipe disponibiliza para alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Gráfico um dos mais completos e modernos centros de áudio e vídeo das escolas de comunicação. No CCS, os acadêmicos desenvolvem atividades dos projetos de extensão que apresenta foco na atuação no mercado de trabalho.
Os projetos de extensão são coordenados por um conselho editorial composto pela Profa. Ms. Valéria Bonini, coordenadora geral dos projetos de extensão, também na coordenação pedagógica dos cursos de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda e Jornalismo Bacharelado e do CCS, Prof. Dra. Juliana Almeida e o Prof.Me Caio Alcântara. O projeto conta ainda com o fonoaudiólogo Prof. Me. Thadeu Acciari, na coordenação vocal.
“Antes da pandemia nós tínhamos grupos maiores de trabalho, monitores voluntários e monitores estagiários remunerados. Com a pandemia nós optamos, autorizados pela instituição, em dar continuidade ao trabalho somente com os monitores e os estagiários. Outra decisão do Conselho Editorial, diante do cenário pandêmico, foi unir todos os projetos”.
Unit Notícias
O Unit Notícias, é um telejornal veiculado na TV Atalaia, afiliada Record TV, de segunda a sexta-feira, no horário do almoço. O Projeto tem na coordenação vocal o Prof. Me. Thadeu Acciari, fonoaudiólogo e docente curso de Jornalismo na disciplina Comunicação e Expressão Oral. Em 2020, tendo em vista a pandemia, o projeto contou com 10 alunos, número menor que anos anteriores quando o quadro chega a 15 acadêmicos. O laboratório promove seleção a cada semestre, permanecendo o aluno por um período médio de um ano.
O coordenador vocal explica que por conta da pandemia os acompanhamentos fonoterápicos passaram a acontecer de forma remota, ainda assim, individualmente. “Todo material que os alunos produzem são enviados para minha apreciação bem como meus atendimentos semanais (individuais e reuniões de grupo e do conselho). Estes atendimentos acolhem não só os alunos envolvidos no projeto Unit Notícias, mas também os alunos da Agência Prática e Notícias em 10”, fala.
De acordo com Acciari, atualmente os alunos são supervisionados e orientados para os quadros do Unitcast, Comunicário e #Fala Logo, além das reportagens e apresentação do Unit Notícias.
“Em 2021 nosso trabalho continuará de forma remota, seguindo as mesmas regras do ano passado, até novos direcionamentos, respeitando todos os protocolos de segurança implantados na instituição. Já foi realizado no mês passado uma nova seleção de alunos para o projeto”, adianta.
Notícias em 10
Notícias em 10 tem a proposta de ser um programa diário, veiculado de segunda a sexta-feira, às 18h35, antes do início das aulas, no sistema de som do mini shopping da Unit Farolândia. Diretamente ligado às disciplinas de radiojornalismo e laboratório em radiojornalismo, o projeto é coordenado pela Prof. Dra. Juliana Almeida. O desafio dos acadêmicos é produzir um radiojornal de dez minutos, com entrevistas, reportagens, notas e quadros. Apresentado por dois alunos, o Notícias em 10 proporciona experiência e vivência de uma redação de radiojornalismo.
Em 2020, cerca de 45 alunos de duas turmas estiveram envolvidos no Notícias em 10, iniciaram as atividades presenciais, mas com a pandemia, em uma decisão do Conselho Editorial, o formato tradicional ganhou novos contornos seguindo, inclusive, uma tendência de mercado.
“Sem a presencialidade, fizemos adaptações que o próprio mercado fez com isolamento social. Passamos a produzir Unitcast, podcasts para veiculação diária na página do curso de Comunicação Social, no Facebook. Aproximadamente 40 podcast foram produzidos em séries jornalísticas”, informa Juliana.
De acordo com Juliana Almeida, a experiência rendeu prêmios. “Já contamos com 11 prêmios, desde 2013, entre eles o nacional da CBN, do BNB, do prêmio do Ministério Público do Trabalho, SETRANSP e outro do mercado de seguros. É gratificante ver os alunos sendo premiados e perceber esse reconhecimento ainda na academia”, comemora.
O material produzido pode ser conferido no Facebook.
Agência Prática Experimental
A Agência Prática Experimental conta com a participação de estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Nela, são desenvolvidos materiais gráficos, visuais, sonoros. Em 2020, sem concorrer com o mercado, os alunos do projeto de extensão produzem o balanço social da Universidade Tiradentes, campanhas, material promocional, além de atendimento sem fins lucrativos a profissionais e Organizações Não Governamentais.
O coordenador, professor Caio Alcântara, mestre em educação e professor dos cursos de Comunicação Social, conta que em 2020, no total, a Agência Prática Experimental contou com a participação de 13 alunos, entre estagiários e monitores. Todos desenvolveram ações em diferentes áreas, a exemplo de direção de arte, atendimento, ilustração, redação, edição de texto, edição de vídeo, videomaker e social media.
“A pandemia exigiu da equipe uma série de adaptações. Inicialmente, todas as atividades de acompanhamento e orientação passaram a ser desenvolvidas virtualmente, com duas reuniões semanais via Google Meet (além dos atendimentos individuais, quando necessários). Além disso, foi preciso adequar os prazos dos projetos já em curso, o que foi plenamente cumprido e todas as atividades previstas para 2020, entregues”, afirma.
Novos produtos
O contexto da virtualização permitiu a criação de novos produtos e uma maior integração dos três projetos do curso. Além das campanhas e materiais que já eram desenvolvidos pela Agência Prática Experimental, a equipe teve ações em parceria com o Unit Notícias e o Notícias em 10. As produções podem ser conferidas no Instagram – @comunicacaosocialunit.
“Entre os novos produtos, o destaque é o Comunicário, um jornal semanal produzido por estudantes de jornalismo, com projeto gráfico dos alunos de publicidade na Agência Prática, para o stories do perfil do curso no Instagram. Houve ainda um maior envolvimento da Agência Prática com a comunidade externa. Em 2020, além de finalizar projetos que já estavam em curso como o “Olha a Tototó” (produção de identidade visual para um grupo de condutores de embarcações), a Agência Prática desenvolveu marcas e manual de utilização de redes sociais (linguagem e produção de imagens) para comerciantes de artesanatos locais”, cita.
“Em 2021, prevemos um ano de muita produção, de início ainda considerando as particularidades contextuais da pandemia. Já retomamos os nossos produtos depois do período de férias dos estudantes (Comunicário, #FalaLogo, entre outros) e demos continuidade à produção que tinha sido interrompida em decorrência do recesso, a exemplo dos materiais do curso de comunicação, produção em parceria com setores internos da instituição, gerenciamento de redes sociais, acompanhamento e avaliação do projeto”, completa.
Leia também: