ESTUDE NA UNIT
MENU

Tiradentes Innovation Center faz workshop com professores da rede pública

Evento virtual vai apresentar experiências bem-sucedidas de professores com o uso das ferramentas tecnológicas nas atividades escolares

às 20h16
Compartilhe:

Será realizado nesta sexta-feira, 19, e no sábado, 20, o I Workshop de Experiências Docentes com o Google For Education, promovido pelo Tiradentes Innovation Center, centro de inovação do Grupo Tiradentes, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura de Sergipe (Seduc/SE). O evento será totalmente virtual, aberto a professores de todas as redes de ensino e transmitido através do canal do TIC no YouTube

O evento começará às 9h desta sexta, com uma palestra dos professores Cassius Gomes e Alana Vasconcelos, do Observatório da Educação Tiradentes (OBET). Eles irão abordar o tema “Google Workspace for Education”. À tarde, a partir das 14h, duas mesas compostas por professores da rede estadual vão apresentar experiências de sucesso nas atividades escolares com o uso do Google for Education. E no sábado, a partir das 9h, serão ministradas oficinas de Ferramentas Digitais, de Atividades com o Google Forms e de programas educativos digitais como o Kahoot, o Jamboard e o Padlet. 

O workshop é um dos resultados do “Programa de Formação Docente na Era Digital: minha, sua, nossa escola junto com Google for Education”, que surgiu a partir de uma parceria firmada em julho de 2020, entre o Grupo Tiradentes e a Seduc. Ele capacitou, ao longo do ano passado, 500 profissionais da rede estadual de ensino de Sergipe, entre professores, coordenadores pedagógicos e técnicos. Ao todo, 20 oficinas foram realizadas para fim de desenvolver competências socioemocionais e habilidades digitais, mediadas pelo uso das ferramentas do Google For Education, plataforma da qual a Universidade Tiradentes (Unit) é reconhecida como referência internacional. 

O projeto busca apresentar o uso da tecnologia em sala de aula que é utilizada por inúmeras instituições em todo o mundo, inclusive as do Grupo Tiradentes. “Nossa intenção é, também, aproximar a comunidade das ações e projetos desenvolvidos pelo Tiradentes Innovation Center. Afinal, o Centro de Inovação do Grupo Tiradentes foi criado para pensar no futuro da Educação do Brasil e no desenvolvimento da cultura da criatividade, inovação, empreendedorismo, tecnologia e cultura maker de instituições de ensino”, destaca o presidente do Tiradentes Innovation Center, professor Domingos Machado.  

O Workshop pretende divulgar as experiências utilizadas com o Google for Education, principalmente após o estabelecimento das aulas remotas em Sergipe. “É interessante a gente ter a oportunidade de conhecer as experiências que estão sendo desenvolvidas nas escolas, que possam ser ampliadas para outros professores que ainda usam de forma muito tímida a ferramenta ou que ainda não utilizam. Assim, é possível conhecer algumas estratégias para auxiliá-los nas aulas remotas”, disse o professor Jason Reis, coordenador de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor/ Seduc).

O programa também já qualificou mais de 300 professores de escolas particulares filiadas à Federação das Escolas Particulares de Sergipe, (Fenen/SE), que também firmou parceria nesse sentido com o grupo Tiradentes. Um dos objetivos foi desenvolver novas experiências educacionais junto aos professores, adaptando-os às novas tecnologias e à realidade do ensino remoto, imposta pela pandemia. 

Ascom | Grupo Tiradentes
com informações da Seduc/SE

 

Veja mais:

Grupo Tiradentes oferta formação digital para professores da rede pública
Grupo Tiradentes oferta formação digital para escolas sergipanas

 

Compartilhe: