ESTUDE NA UNIT
MENU

Livro ajuda a desmistificar e simplificar o ensino da computação

Autor do livro “Simplificando Algoritmos: comece aqui sua jornada na computação” alia experiência vivenciada em mais de 20 anos de carreira, sendo 10 somente na Unit.

às 23h10
E-book está disponível na versão para Kindle, na Amazon, e no Google books
E-book está disponível na versão para Kindle, na Amazon, e no Google books
Andrés Menéndez lança e-book
Compartilhe:

Por Stefânia Leal e Raquel Passos

A Ciência da Computação abarca diversas vertentes da tecnologia e inovação no mundo todo, e no Brasil, o setor de tecnologia da informação está em amplo crescimento, o que proporciona ao profissional da área um mercado de trabalho multifuncional. A partir da graduação em Ciência da Computação, o profissional se torna preparado para trabalhar com as tecnologias da informação, por meio do desenvolvimento e instalação de sistemas de computador e aplicativos, além de gerenciamento de banco de dados.

Com uma vida dedicada ao ensino da Ciência da Computação, o professor Andrés Menéndez, que já foi docente da Universidade Tiradentes e vice-diretor do Departamento de Tecnologia e Informática (DTI) da Instituição, recentemente lançou o livro “Simplificando Algoritmos: comece aqui sua jornada na computação”. O e-book é fruto de um desejo antigo do autor somado a toda sua experiência acadêmica e profissional de mais de 20 anos. 

A publicação ocorre em um momento de transformação da educação brasileira, como relata Menéndez. “Tudo acontece no momento certo e acredito que esse é um momento único: pandemia, mudanças na educação, pessoas que estão chegando no ensino superior com outra mentalidade.  Acredito que é um momento interessante para a chegada desse livro ao mercado e espero poder ajudar muita gente a conseguir superar essa barreira que são os algoritmos”.

O autor que pretende lançar em breve a versão impressa do livro, buscou abordar o aprendizado de resolução de algoritmos computacionais de modo acessível para tornar mais simples o processo de aprendizado. Foi adotada ao e-book uma ferramenta para execução de algoritmos que permite a verificação e teste por parte dos alunos. Como material complementar, o livro ainda possui links para vídeos do canal do YouTube do autor, momento em que o próprio resolve algoritmos que foram propostos no decorrer da leitura.

O vice-presidente de Estratégia, Internacionalização e Inovação do Grupo Tiradentes, professor Domingos Machado, foi contemporâneo do autor na Unit, conhece de perto sua qualidade e profundidade. “Tenho certeza que seu livro ajudará também na formação de muitos profissionais. Parabéns pelo lançamento desta obra que tem como objetivo ajudar a desmistificar e simplificar o ensino da computação. Precisamos de mais jovens, mais meninas, mais adultos, muito mais pessoas estudando e se atualizando em TI para o bem e futuro do nosso país”, afirma Domingos Machado.

Autor do livro

Andrés Menéndez, que trabalhou por mais de 10 anos na Universidade Tiradentes, considerou justamente suas vivências profissionais e acadêmicas na Instituição sergipana para compor muitos dos relatos do livro. Antes mesmo de ser professor, Andrés trabalhou na Unit na área de tecnologia da informação, ocupando cargos desde estagiário até a vice-direção de TI. 

“São experiências que a gente leva para a vida profissional e nada melhor do que você aliar a vida acadêmica com a vida profissional, porque você acaba dando exemplos de coisas que realmente aconteceram e isso enriquece muito o ensino. Então, para mim, a Unit está sempre em meu coração, acho que a minha passagem pela Instituição foi bem bacana”, afirma o Menéndez que atualmente é o diretor da Superintendência de TI da Universidade Federal de Sergipe.

Para ele, o uso da tecnologia por parte das empresas se tornou obrigatório em um primeiro momento, mas hoje o uso da tecnologia no meio empresarial é estratégico. “Os países que conseguirem investir e avançar ainda mais em tecnologia da informação dominarão as ações globais nos próximos anos”.

Para adquirir o livro basta clicar aqui.

Compartilhe: